Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso y complicaciones del cateterismo urinario en salas de cuidados moderados de un hospital universitario

Spiess, Julio; Larrosa, Nicolás; Ormaechea, Gabriela.
Artigo Espanhol | LILACS-Express | ID: biblio-1550687

Introdução:

O cateterismo urinário é um procedimento frequente e às vezes é usado fora de suas indicações aceitas. Isso aumenta o risco de complicações relacionadas ao seu uso, portanto, podem ser evitáveis. O objetivo deste estudo é conhecer as características do uso do cateterismo urinário em pacientes internados em enfermarias de cuidados moderados de um hospital universitário terciário, determinar a frequência, duração e indicações mais frequentes, bem como avaliar a presença de complicações associadas ao mesmo.

Metodologia:

Estudo transversal, realizado em quartos de cuidados moderados de um hospital terciário e universitário em Montevidéu, Uruguai, em 21 de dezembro de 2022. Foram incluídos pacientes que apresentaram ou apresentaram sonda vesical durante a internação atual e a coleta de variáveis ​​foi concluída .revisando o histórico médico.

Resultados:

Dos 155 pacientes admitidos em enfermarias de cuidados moderados, 26 (16,7%) tiveram um cateter urinário colocado. A idade média foi de 61 anos, 80% eram do sexo masculino. A mediana de internação foi de 22 dias. Em todos os doentes foi utilizada sonda vesical e 54% foram internados no Serviço de Urgência. Em 46% dos pacientes, nenhuma indicação escrita para colocação foi encontrada na história clínica. Em 50% dos casos não é especificado o motivo da indicação da sonda vesical, enquanto as indicações mais frequentes identificadas foram controle da diurese (27%) e desobstrução do trato urinário inferior (23%). A duração do cateterismo foi em média de 13,5 dias, enquanto 27% dos pacientes o utilizaram por mais de 30 dias. 35% dos pacientes apresentaram complicações relacionadas ao cateter vesical, em sua maioria não infecciosas (27%) e 15% apresentaram infecção urinária. Esses pacientes tiveram uma duração mais longa de cateterismo do que aqueles sem complicações (23 vs 10 dias, p=0,411).

Conclusões:

A sonda vesical foi utilizada em percentual não desprezível de pacientes internados em quartos de cuidados moderados, por tempo prolongado e muitas vezes sem indicação precisa, o que os expõe a um risco aumentado de complicações associadas.
Biblioteca responsável: UY1.1
Selo DaSilva