Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hospitalizaciones evitables por problemas de salud sensibles a cuidados ambulatorios: construcción y validación de la lista Uruguaya de patologías

Sollazzo, Ana; Kuster, Ana; Burroso, Gustavo; Aleman, Alicia.
Artigo Espanhol | LILACS-Express | ID: biblio-1550690

Introdução:

As Internações por Condições Sensíveis à Atenção Ambulatorial são um indicador que mede a utilização de serviços hospitalares para problemas de saúde que poderiam ter sido evitados no primeiro nível de atenção. O conceito refere-se aos processos em que um atendimento ambulatorial eficaz pode auxiliar na redução dos riscos de internação, em um segundo nível de atenção. O objetivo do estudo foi construir e validar uma lista uruguaia de problemas de saúde sensíveis à atenção ambulatorial (PSS-CA) segundo a CID-10.

Metodologia:

Para construir a lista inicial de códigos PSSCA foi realizada uma revisão das listas existentes e foi proposta uma lista inicial que foi validada através do Método Delphi. É proposta uma lista de 99 códigos de diagnóstico PSSCA adaptados ao nosso ambiente de saúde. Permitem identificar e quantificar problemas de saúde que podem levar a hospitalizações potencialmente evitáveis ​​através de cuidados ambulatórios acessíveis e oportunos no primeiro nível de cuidados.

Resultados:

Foi formado um painel de 12 especialistas. A partir dos dados obtidos, considerando os 99 diagnósticos classificados pela CID-10, estes podem ser subclassificados consoante a patologia seja infecciosa ou não, obtendo-se um resultado geral de 62 patologias num total de 99 que podem ser classificadas como infecciosas, o que corresponde para 62%. Discussão A partir da comparação da lista uruguaia de PSSCA a que chegamos e das listas validadas utilizadas para a construção inicial da lista de patologias proposta, podemos dizer que a primeira apresenta um maior percentual de coincidência com a lista de patologias de Belo Horizonte. Podemos mencionar que a maioria dos problemas de saúde identificados com base na lista PSSCA são sensíveis para serem resolvidos com cuidados primários oportunos e de qualidade que possam prevenir ou reduzir significativamente a hospitalização.

Conclusões:

Este trabalho descreve o processo de construção e validação de uma lista de códigos PSSCA adaptados ao contexto uruguaio através do método Delphi. Chegamos a uma lista que inclui um total de 99 diagnósticos, agrupados em um total de dezenove categorias que consideram a especificidade do contexto uruguaio do indicador.
Biblioteca responsável: UY1.1
Selo DaSilva