Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Consideração da idade mental na avaliação do vocabulário expressivo de crianças com Síndrome de Down / Mental age in the evaluation of the expressive vocabulary of children with Down Syndrome

Ferreira-Vasques, Amanda Tragueta; Abramides, Dagma Venturini Marques; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin.
Rev. CEFAC ; 19(2): 253-259, mar.-abr. 2017. tab
Artigo Português | LILACS | ID: biblio-842613
RESUMO

Objetivo:

verificar vocabulário expressivo de crianças com Síndrome de Down, comparar ao desempenho de crianças com desenvolvimento típico de mesmo gênero em dois pareamentos distintos considerando idade cronológica e mental, separadamente, e determinar a influência da idade considerada na avaliação desta população.

Métodos:

cumpriram-se aspectos éticos. Participaram 14 com Síndrome de Down, idade cronológica entre 38 a 63 meses, 14 com desenvolvimento típico pareado por gênero e idade mental e 14 com desenvolvimento típico pareado por gênero e idade cronológica. Após entrevista, aplicou-se Teste de Linguagem Infantil ABFW-Vocabulário Parte B. Para pareamento da idade mental utilizou-se o teste Stanford Binet. Aplicação do teste paramétrico ANOVA, teste Kruskal-Walis e Teste Tukey, quando necessário.

Resultados:

verificou-se desempenho inferior das crianças com Síndrome de Down comparadas ao grupo pareado por idade cronológica para nomeação correta e não nomeação das figuras. Não houve diferença significante entre o grupo com Síndrome de Down e com desenvolvimento típico pareado por idade mental.

Conclusão:

as crianças com Síndrome de Down apresentaram vocabulário expressivo aquém do esperado para a idade cronológica, porém próximo ao esperado para a idade mental, permitindo inferir que a idade considerada na avaliação da linguagem desta população interfere na análise dos resultados encontrados.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva