Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Helicobacter spp. in domestic cats: identification and relationship with anatomical and histopathological gastric changes in animals of blood group A / Helicobacter spp. em gatos domésticos: identificação e relação com alterações gástricas anatômicas e histopatológicas em animais de sangue tipo A

Sousa, Daniela A; Cascon, Clarice M; Mello, Marcela F. V; Leite, Juliana S; Medeiros, Miguel A; Fonseca, Ana Beatriz M; Ferreira, Ana Maria R.
Pesqui. vet. bras ; 37(12): 1467-1473, dez. 2017. tab, graf, ilus
Artigo Inglês | LILACS, VETINDEX | ID: biblio-895380
O objetivo deste estudo foi avaliar a presença de organismos semelhantes a Helicobacter e as alterações endoscópicas e histopatológicas em estômago de gatos domésticos de sangue tipo A. Amostras de antro, corpo e fundo gástricos foram coletadas de 32 gatos, sem raça definida, não domiciliados através de gastroscopia. Teste de urease e análise citológica foram realizados em amostras frescas. Secções teciduais foram processadas e coradas com hematoxilina e eosina e pela prata pelo método de Warthin-Starry para avaliação histológica. Helicobacter spp. foi detectado em 100% das amostras submetidas às análises citológicas e coloração pela prata e em 96,9% das amostras submetidas ao teste de urease. Em 87,5% dos gatos foi identificado infiltrado inflamatório mononuclear. A graduação e distribuição do infiltrado inflamatório nestes gatos revelaram alterações leves (78,1%) a moderada (9,4%) em pelo menos uma região gástrica. Estas alterações eram independentes do escore de colonização. Hiperplasia de folículos linfoides foram detectadas em 3 gatos. Gatos do grupo sanguíneo A são frequentemente colonizados por Helicobacter spp. e os achados macro e microscópicos são consistentes com estudos em gatos domésticos realizados até a presente data. Conclui-se que o grupo sanguíneo mais comum em gatos não está associado com uma alta susceptibilidade a gastrite sintomática causada por Helicobacter spp.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Selo DaSilva