Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da eficácia anestésica do Morpheus® através da técnica intrasseptal CaZOE na pulpotomia de dentes decíduos: estudo-piloto / Anesthetic effectiveness evaluation of Morpheus® through intrasseptal technical CaZOE in pulpotomy of deciduous teeth: pilot study

Silveira, Maria Paula Mendonça; Costa, Renata do Amor; Amorim, Klinger de Souza; Souza, Liane Maciel de Almeida; Takeshita, Eliana Mitsue.
Rev. odontol. UNESP (Online) ; 46(3): 147-152, May-June 2017. ilus
Artigo Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-902648

Introdução:

O medo de sentir dor é um dos principais motivos pelos quais muitos pacientes evitam submeter-se a tratamento dentário, principalmente as crianças. Em vários procedimentos odontopediátricos, o uso de anestésicos locais se faz necessário. O aparelho Morpheus® se propõe a uma introdução da agulha sem dor e anestesia satisfatória com uso de menor volume de anestésico local. Associando-o à técnica CaZOE, o paciente perceberia a pressão antes da dor, podendo assim evitá-la.

Objetivo:

Avaliar a eficácia anestésica do Morpheus® através da técnica intrasseptal CaZOE na pulpotomia de molares inferiores decíduos. Material e

método:

Dezenove voluntários foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. O procedimento foi realizado em sessão única, utilizando 0,9 mL de Articaína 4% com epinefrina 1100.000, através da técnica anestésica CaZOE, empregando o injetor de anestésicos Morpheus®. Esta foi realizada por um único operador, não envolvido na avaliação dos parâmetros da anestesia, e seguiu as recomendações do fabricante. Para a análise dos dados, foi realizada estatística descritiva.

Resultado:

Dos 19 voluntários, 63% foram do sexo feminino e 37%, do masculino. Em pouco mais da metade da amostra (63%), houve sucesso na realização do procedimento. Os casos de insucesso (37%) ocorreram durante a abertura coronária e a amputação da polpa.

Conclusão:

A eficácia anestésica do Morpheus® através da técnica intrasseptal CaZOE na pulpotomia de molares inferiores decíduos foi constatada em 63% da amostra. Para que possa ser comprovada a eficácia desse sistema, são necessários mais estudos.
Biblioteca responsável: BR39.2
Selo DaSilva