Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Beneficios del abordaje endoscópico en miringoplastias / Endoscopic approach benefits in myringoplasties / Benefícios da abordagem endoscópica em miringoplastias

Reyes, Joaquín; Haeffeli, Ignacio; Stipech, Guillermo; Prieu, Fernando.
Artigo Espanhol | LILACS | ID: biblio-908146

Introdução:

a fisiopatologia da otite média crônica simple esta estreitamente em relação com o sistema de ventilação mastóide tímpanico , que tem várias constrições ou istmos que são suscetíveis de apresentar fechaduras de múltiplas causas , portanto, é necessário que, durante a resolução cirúrgica desta patología a revisão das vias de ventilação seja realizada de forma sistemática.

Objectivo:

Demostrar os benefícios da cirurgia endoscópica na realização de miringoplastias. Material e

métodos:

Estudo descritivo multicenter, revisão de prontuários médicos.

Resultados:

58 miringoplastias foram realizadas utilizando a abordagem endoscópica trasncanal com a correspondente exploração de rutas de ventilação. Em 7,4 % dos casos com bloqueios em os diferentes diafragmas epitimpánicos e o percentual de reperforaçoes foi de 9,25%.

Conclusões:

Enquanto a técnica de posicionamento de enxerto e semelhante aquela usada tradicionalmente, no presente estudo a um ligeiro aumento no índice de reperforaçoes a custa de usar pericondrio. A utilização da técnica endoscópica em miringoplastias tem una taxa de reperforação comparável com a bibliografia corrente, por conseguinte a principal vantagem seria a de detectar bloqueios nas rutas de ventilação do ouvido medio.
Biblioteca responsável: AR635.1
Selo DaSilva