Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil contemporâneo da intervenção coronária percutânea em octogenários / Contemporary profile of percutaneous coronary intervention in octogenarians

Freitas, Rafaela Andrade Penalva; Tanajura, Luiz Fernando Leite; Coelho, Nancy Toledo; Centemero, Marinella Patrizia; Chaves, Aurea Jacob; Abizaid, Andrea Claudia Leão Sousa; Silva, Ana Cristina de Seixas; Costa Junior, José de Ribamar; Sousa, Amanda Guerra de Moraes Rego; Sousa, José Eduardo Moraes Rego.
Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo ; 28(2 Supl): 215-218, 2018.
Artigo Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-909690

Introdução:

Com o aumento da longevidade observado nas últimas décadas, as intervenções coronárias percutâneas (ICP) em octogenários são cada vez mais indicadas.

Objetivo:

Traçar o perfil clínico-epidemiológico-angiográfico e os principais detalhes associados à ICP dos pacientes octogenários.

Métodos:

Cento e cinquenta pacientes octogenários foram submetidos à ICP entre janeiro de 2015 a dezembro de 2016, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, correspondendo a 3,7% dos 3987 casos tratados e a 18% dos com idade >70 anos, e incluídos de forma sequencial e prospectiva. Não houve critérios de exclusão. Os resultados clínicos expostos foram restritos à fase hospitalar.

Resultados:

A maioria (63%) era do sexo masculino, com idade média de 86±3,9 anos (máximo de 102 anos). Do total de pacientes, 91,3% eram hipertensos, 37,4% diabéticos, a ICP prévia foi realizada em para 17,4%, enquanto 34,1% apresentaram infarto prévio. A cinecoronariografia identificou que 70,4% eram multiarteriais, dos quais 4% exibiam lesões não pro - tegidas do tronco da coronária esquerda. A maioria (55%) apresentava disfunção ventricular significativa. Stents farmacológicos (SF) foram utilizados em 97,2% dos casos. O sucesso angiográfico foi obtido em 97,5% e o sucesso clínico em 93,2%. A mortalidade e o infarto ocorreram abaixo de 4,3% dos casos.

Conclusão:

Nessa população, observaram-se que os pacientes octogenários constituíram a minoria dos idosos tratados; a doença multiarterial grave foi o achado predominante; os stents farmacológicos foram implantados quase em todos os casos e os sucessos angiográfico e clínico apresentaram-se elevado
Biblioteca responsável: BR44.1
Localização: BR44.1
Selo DaSilva