Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Teores de Β-caroteno e licopeno em função das doses de fósforo e potássio em frutos de diferentes genótipos de tomateiro industrial / Tenors of Β-carotene and lycopene in function of phosphorus and potassium rates in fruits of the different genotypes of industrial tomatoes

Silva, Ernani Clarete da; Maciel, Gabriel Mascarenhas; Alvarenga, Patrícia Penido Maia de; Paula, Ana Cardoso C. F. Ferreira de.
Biosci. j. (Online) ; 27(2): 247-252, mar./abr. 2011.
Artigo Português | LILACS | ID: biblio-911786
O presente trabalho foi desenvolvido no Setor de Olericultura e Experimentação da Universidade José do Rosário Vellano ­ UNIFENAS durante o ano de 2005 . O objetivo foi avaliar teores de carotenóides em frutos de diferentes genótipos de tomate industrial em função das doses de fósforo e potássio aplicados no solo. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso em esquema fatorial 2 x 3 x 3 compreendendo dois genótipos de tomateiro (1095 e 1570), três doses de K2O (45, 90 e 180 kg ha-1) e três doses de P2O5 (40, 80 e 160 kg ha-1) e 3 repetições. As características avaliadas foram teores de licopeno, ß-caroteno e açúcares totais nos frutos maduros de tomate. Pelos resultados obtidos, conclui-se que o efeito das doses de fósforo e potássio não interferiram significativamente nos teores de carotenóides e açúcares totais contidos nos genótipos de tomateiros industriais (genótipos 1095 e 1570). Pôde-se observar uma maior influência do material genético na capacidade de produção nos teores de ß-caroteno com efeitos significativos para este carotenóide.
Biblioteca responsável: BR396.4
Selo DaSilva