Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Gait in normal pressure hydrocephalus: characteristics and effects of the CSF tap test / Marcha na hidrocefalia de pressão normal: características e efeitos do tap-test

Souza, Ricardo Krause Martinez de; Rocha, Samanta Fabrício Blattes da; Martins, Rodrigo Tomazini; Kowacs, Pedro André; Ramina, Ricardo.
Arq. neuropsiquiatr ; 76(5): 324-331, May 2018. tab, graf
Artigo Inglês | LILACS | ID: biblio-950547
RESUMO A hidrocefalia de pressão normal (HPN), descrita por Hakim-Adams em 1965, caracteriza-se por apraxia de marcha, incontinência urinária e demência e está associada com pressão normal do líquido cefalorraquidiano e dilatação ventricular não atribuída a atrofia cerebral.

Objetivos:

Avaliar as características da marcha em pacientes com HPN idiopática e o efeito do "tap-test" (TT) na marcha.

Métodos:

Vinte e cinco pacientes com o diagnóstico HPN idiopática provável, foram avaliados com o TT. O procedimento tem como objetivo causar mudanças nas características da marcha.

Resultados:

Quinze parâmetros da marcha foram avaliados com o TT. Cinco mostraram melhora estatisticamente significativa (p < 0,05) velocidade da marcha (p < 0,001), cadência (p < 0,001), comprimento do passo (p < 0,001), giro em "bloco" (p = 0,001) e altura do passo (p = 0,004).

Conclusão:

Este estudo demonstrou que a velocidade da marcha foi o parâmetro que mais respondeu ao efeito do TT, seguido da cadência, comprimento do passo, giro em "bloco" e altura do passo.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva