Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparação entre duas abordagens diferentes de tratamento cirúrgico da insuficiência velofaríngea / Comparison between two different approaches of surgical management for velopharyngeal insufficiency

Yamashita, Renata Paciello; Rissato, Camila Tomazi; Scarmagnani, Rafaeli Higa; Fukushiro, Ana Paula; Trindade, Inge Elly Kiemle.
Audiol., Commun. res ; 22: e1833, 2017. tab, graf
Artigo Português | LILACS | ID: biblio-950642
RESUMO Introdução A palatoplastia secundária com veloplastia intravelar (VI) pode ser realizada previamente ao retalho faríngeo (RF), para o tratamento cirúrgico da insuficiência velofaríngea em pacientes com fissura palatina. Esta abordagem cirúrgica tem como finalidade melhorar as condições velofaríngeas, evitando, assim, a indicação de um retalho faríngeo largo e seus efeitos indesejáveis sobre a respiração. Objetivo Investigar os efeitos do retalho faríngeo realizado após a veloplastia intravelar para tratamento da insuficiência velofaríngea sobre a nasalidade e a respiração. Métodos Análise dos resultados pós-cirúrgicos da nasalidade de fala e da respiração de 50 indivíduos com fissura de palato reparada e insuficiência velofaríngea, sendo 23 submetidos ao retalho faríngeo após a veloplastia intravelar (Grupo VI+RF) e 27 submetidos unicamente ao retalho faríngeo (Grupo RF). A nasalidade foi determinada pela nasometria e o efeito da cirurgia sobre a respiração foi analisado pela medida da área de secção transversa mínima nasofaríngea, obtida pela técnica fluxo-pressão e pelo levantamento das queixas respiratórias, utilizando questionário específico. A comparação estatística entre os grupos foi realizada por meio do teste Mann-Whitney e teste t de Student, considerando significante o valor de p<0,05. Resultados Verificou-se que não houve diferença entre os grupos para os resultados de nasalidade, da medida da área nasofaríngea e do levantamento de queixas respiratórias. Conclusão Ambas as abordagens para tratamento cirúrgico da insuficiência velofaríngea mostraram resultados equivalentes, no que se refere à eliminação da hipernasalidade, bem como à condição da respiração, sugerindo que a realização do retalho faríngeo após a veloplastia intravelar não levou a melhores resultados de ressonância de fala e não favoreceu a respiração.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva