Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil clínico epidemiológico de pacientes com perda auditiva / Epidemiological clinical profile of patients with hearing loss

Barbosa, Hudson Jose Cacau; Aguiar, Rafaela Arêas; Bernardes, Hugo Moura Campos; Junior, Romildo Rocha Azevedo; Braga, Débora Brizon; Szpilman, Ana Rosa Murad.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 6(4): 424-430, out.-dez. 2018. tab, graf
Artigo Português | LILACS | ID: biblio-964429

Introdução:

Perda Auditiva é uma deficiência relativamente comum, que afeta os indivíduos devido às várias causas, entre elas as adversidades dentro do processo laboral ou pelo próprio processo natural do envelhecimento. O diagnóstico tardio e o tratamento inadequado são fatores agravantes.

Objetivo:

traçar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes atendidos no ambulatório de Otorrinolaringologia da Policlínica da Universidade Vila Velha e obter a prevalência de perda auditiva, relacionando-a com as principais causas da ocorrência do déficit auditivo.

Métodos:

Foi realizado estudo observacional transversal, retrospectivo, por meio de consulta aos prontuários de 1275 pacientes, no período de abril de 2014 a abril de 2016. Os dados foram analisados a partir do cálculo de frequência, absoluta e relativa, e aplicação do teste de qui-quadrado.

Resultados:

A faixa etária mais prevalente foi a dos idosos (38%), que apresentaram Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus como principais comorbidades. As queixas principais foram hipoacusia (40,3%) e zumbido (36,6%). O diagnóstico relativo ao tipo de perda auditiva mais prevalente foi a Perda Auditiva Neurossensorial, seguida de Perda Auditiva Condutiva. O fator de risco mais prevalente foi exposição a ruídos (26%).

Conclusões:

A perda auditiva associada ao zumbido foi a mais prevalente neste estudo. O completo diagnóstico audiológico associado a uma conduta adequada e precoce previnem complicações na saúde e no desenvolvimento pessoal.(AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2
Selo DaSilva