Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contribuições do cuidado de enfermagem na redução da dor em clientes com dermatoses imunobolhosas: avaliação pela lógica fuzzi / Reduction of pain in clients with autoimmune bullous dermatoses: evaluation by fuzzy logic / Reducción del dolor en clientes con dermatosis inmunoampollosas: evaluación por la lógica difusa

Brandão, Eliane da Silva; Santos, Iraci dos; Lanzillotti, Regina Serrão.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 15(4): 675-682, Dec 2016. tab
Artigo Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-967509

OBJETIVO:

Avaliar a intensidade da dor do cliente com dermatoses imunobolhosas, antes e após a aplicação do Protocolo de cuidados de enfermagem ao cliente com dermatoses Imunobolhosas.

Método:

Os dados foram tratados mediante a aplicação da lógica fuzzy.

RESULTADOS:

Ao associar a implementação do protocolo com a redução da dor nos 14 sujeitos do estudo, destaca-se em (T0), sete sujeitos apresentavam dor alta, com pertinência 1,0. Em (T1), 24 horas após a intervenção, oito com dor baixa, com pertinências que variaram ente 1,0 e 0,75, e apenas um com dor alta. No momento (T2) apenas um manteve-se com dor alta. DISCUSSÃO O uso de analgésicos antes do início da aplicação do protocolo demonstra que a mudança na intensidade da dor, não sofreu influência do uso da medicação, mas sim dos cuidados implementados.

CONCLUSÃO:

Baseando-se nas classificações da lógica fuzzy, constatou-se redução significativa da dor, em especial nas primeiras 24 horas.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1
Selo DaSilva