Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise comparativa do nível de dependência funcional de idosos submetidos a artroplastia de quadril: estudo transversal / Comparative analysis of level of functional dependence of elderly submitted to hip arthroplasty

Silva, Jefferson Carlos Araujo; Cavalcante, Tamires Barradas; Santos, Neusa Machado Cabral dos; Nascimento, Rosane Karine Gonçalves; Costa, Anna Clara Lopes Freitas da; Miranda, Jeferson Santos.
Rev. Pesqui. Fisioter ; 8(4): 463-470, nov., 2018. tab, graf
Artigo Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-968796

INTRODUÇÃO:

A Artoplastia de Quadril (AQ) é um procedimento cirúrgico realizado em casos de fratura de colo do fêmur (FF) e osteoartrose de quadril (OQ), e é responsável por causar danos funcionais aumentando o nível de dependência funcional do idivíduo idoso.

OBJETIVO:

analisar o nível de dependênciaonentre idosos que foram submetidos a AQ.

MÉTODOS:

indivíduos idosos internados na enfermaria traumato-ortopédica do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) foram avaliados quanto ao seu nível de dependência funcional através da Medida de Independência Funcional (MIF) e quanto ao nível de dor por meio da Escala Visual Analógica (EVA), tanto no pré quanto no pós-operatório de AQ. Os voluntários foram divididos em grupo A, com diagnóstico de (OQ), e grupo B, com diagnóstico de (FF). O teste t não pareado foi utilizado para comparar os resultados no pré e pós-operatório, adotando-se nível de significância p<0,05.

RESULTADOS:

um total de 46 idosos compuseram a amostra, 17 (37%) do sexo masculino e 29 (63%) do sexo feminino. O grupo A apresentou menor nível de dependência funcional no pré-operatório em comparação aos sujeitos do grupo B, porém, a avaliação da dor revelou índices maiores para o grupo A no pré-operatório. A análise comparativa dos resultados da EVA no pré e pós-operatório se mostrou estatisticamente significante para ambos os grupos. Os resultados da MIF para o grupo A não foram estatisticamente significantes, para o grupo B, porém, os domínios autocuidados, mobilidade, locomoção e total apresentaram valores estatisticamente significantes.

CONCLUSÃO:

O grupo A apresentou maiores médias na EVA no pré-operatório e menor nível de dependência funcional pela MIF em comparação ao grupo B, este apresentou as maiores médias de idade e maior presença de co-morbidades. [AU]
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva