Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acesso dos doentes de hanseníase na atenção primária à saúde: potencialidades, fragilidades e desafios / Access regarding leprosy patients in primary health care: potentialities, fragilities and challenges

Araujo, Natalia Marciano de; Storer, Jessica Maria; Burin, Emily Alice; Fontes, Maria Cristina Ferreira; Arcêncio, Ricardo Alexandre; Pieri, Flávia Meneguetti.
Hansen. int ; 41(1/2): 72-83, 2016. ilus, tab
Artigo Português | LILACS, SES-SP, SES SP - Instituto Lauro de Souza Lima, SES-SP, SES SP = Acervo Instituto Lauro de Souza Lima, SES-SP | ID: biblio-972898

OBJETIVO:

A investigação do acesso por meio de publicações científicas, evidenciando suas potencialidades, fragilidades e desafios, traz a possibilidade de desvendar os nós-críticos do sistema de saúde, a fim de alcançar a eliminação da hanseníase.

MÉTODO:

revisão integrativa de estudos indexados nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BIREME, considerando artigos em Português, Inglês e Espanhol, no período de 1993 a junho de 2016. Atenderam aos critérios de seleção 15 artigos.

RESULTADOS:

apontam que o acesso ao diagnóstico e tratamento da doença apresenta potencialidades, como disponibilização de medicamentos e vínculo com os profissionais de saúde, porém também exige mudanças operacionais pela equipe da saúde frente às Ações de Controle da Hanseníase, a fim de suprir as fragilidades e desafios em conjunto com o compromisso político da Atenção Primária à Saúde, dos quais podem-se destacar o preparo dos profissionais de saúde frente à doença, o diagnóstico precoce e a descentralização. Todas essas informações encontram-se em um quadro que condensa as potencialidades e desafios, assim como uma tabela contemplando as fragilidades encontradas.

CONCLUSÃO:

os municípios necessitam empregar esforços em prol das ações preconizadas pelo Ministério da Saúde em busca da eliminação da Hanseníase.
Biblioteca responsável: BR191.1
Selo DaSilva