Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estado da arte na hanseníase: revisão integrativa em três periódicos brasileiros de impacto internacional / State of the art in leprosy: an integrative review in three brazilian journals of international impact

Santana, Emanuelle Malzac Freire de; Brito, Karen Krystine Gonçalves de; Soares, Maria Júlia Guimarães Oliveira.
Hansen. int ; 41(1/2): 84-98, 2016. ilus
Artigo Português | LILACS, SES-SP, SES SP - Instituto Lauro de Souza Lima, SES-SP, SES SP = Acervo Instituto Lauro de Souza Lima, SES-SP | ID: biblio-972899

OBJETIVO:

Identificar o estado da arte das publicações sobre hanseníase em três periódicos brasileiros de circulação internacional.

MÉTODOS:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases dos periódicos Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Revista Brasileira de Epidemiologia e Cadernos de Saúde Pública, sendo utilizados como descritores hanseníase/ leprosy.

RESULTADOS:

A amostra foi composta por 43 artigos, os quais foram divididos nos eixos temáticos processo patológico; epidemiologia e estratégias de controle; transmissão, diagnóstico, incapacidades, tratamento e reações; com maior concentração de estudos no eixo processo patológico (14 artigos) seguida pelas demais.

CONCLUSÃO:

Os estudos avaliados indicam a necessidade de controle da hanseníase, além de evidenciarem ferramentas auxiliares no diagnóstico precoce e na identificação de infecções subclínicas. Há destaque também para a necessidade de integração dos serviços da rede de atenção à saúde para monitorar os pacientes no período pós-alta. Respostas complementares sobre a utilização de esquemas terapêuticos uniformes, redução do regime medicamentoso e eliminação de erros diagnósticos para classificação clínica da doença ainda são controversas na literatura.
Biblioteca responsável: BR191.1
Selo DaSilva