Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reliability of the michigan state university (msu) classification of lumbar disc herniation / Confiabilidade da universidade do estado de michigan (msu) classificação da herniação de disco lombar

Kaliya-Perumal, Arun-Kumar; Luo, Chi-An; Yeh, Yu-Cheng; Tsai, Yi-Fang; Chen, Michael Jian-Wen; Tsai, Tsung-Ting.
Acta ortop. bras ; 26(6): 411-414, Nov.-Dec. 2018. tab, graf
Artigo Inglês | LILACS | ID: biblio-973583
RESUMO

Objetivo:

A classificação da hérnia de disco lombar (LDH) da Michigan State University (MSU) é usada periodicamente por vários autores para classificar as hérnias discais. Pretendemos avaliar a confiabilidade deste sistema de classificação entre os residentes de ortopedia em nosso instituto.

Métodos:

Cinqüenta imagens de RM axial do corte T2 correspondendo ao nível de hérnia discal máxima de pacientes que foram diagnosticados com uma única LDH foram selecionadas e distribuídas para seis residentes ortopédicos. Todos os seis residentes deram uma classificação específica para cada imagem com base na classificação MSU; Além disso, três residentes deram notas em duas ocasiões diferentes. O grau de concordância entre os residentes foi analisado calculando-se a confiabilidade interobservador e intraobservador pela estatística Kappa.

Resultados:

Descobrimos que a confiabilidade interobservador entre seis residentes, calculando o Kappa de Fleiss, foi de 0,422; isso indica confiabilidade moderada. No entanto, a confiabilidade intra-observador de três residentes selecionados mostrou-se substancial (Kappa de Cohen = 0,750, 0,772 e 0,859 em três residentes, respectivamente). Variações na observação foram frequentes se houvesse hérnia discal ampla com estenose do canal vertebral.

Conclusão:

Nossos achados demonstram homogeneidade moderada das avaliações dadas pelos residentes; no entanto, teste-reteste provou que as classificações eram consistentes. Nível de Evidencia II, Estudos diagnósticos - investigação de um exame para diagnóstico.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva