Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Obstetric practices in planned home births assisted in Brazil / Práticas obstétricas nos partos domiciliares planejados assistidos no Brasil / Prácticas obstétricas en los partos domiciliarios planificados asistidos en Brasil

Koettker, Joyce Green; Bruggemann, Odaléa Maria; Freita, Paulo Fontoura; Riesco, Maria Luiza Gonzalez; Costa, Roberta.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 52: e03371, 2018. tab
Artigo Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-985071
RESUMO

Objetivo:

Descrever as práticas obstétricas nos partos domiciliares planejados, assistidos por profissional qualificado, no Brasil.

Método:

Estudo descritivo, com dados coletados em banco on-line, alimentado por 49 profissionais de dezembro de 2014 a novembro de 2015, no qual a população-alvo foi as mulheres e os recém-nascidos atendidos no parto domiciliar. Os dados foram analisados por estatística descritiva.

Resultados:

Foram incluídas 667 mulheres e 665 neonatos. A maioria das mulheres pariu em casa (84,4%), em posição não litotômica (99,1%), nenhuma foi submetida à episiotomia, 32,3% tiveram períneo íntegro e 37,8% tiveram laceração de 1o grau, algumas foram submetidas à amniotomia (5,4%), ocitocina (0,4%) e manobra de Kristeller (0,2%), 80,8% das mulheres com cesárea prévia tiveram parto domiciliar. A taxa de transferência de parturientes foi de 15,6%, de puérperas foi de 1,9%, e de neonatos foi de 1,6%. A taxa de cesárea nas parturientes que iniciaram o acompanhamento domiciliar foi de 9,0%.

Conclusão:

As práticas obstétricas adotadas estão em consonância com as evidências científicas, no entanto, ainda são realizadas intervenções desnecessárias. As taxas de cesárea e de transferência materna e neonatal são baixas. O domicílio pode ser uma opção de local de parto para mulheres que buscam um parto fisiológico.
Biblioteca responsável: BR41.1
Selo DaSilva