Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acompanhamento do estado nutricional de pacientes com osteosarcoma / Nutritional status follow-up of patients with osteosarcoma

Garófolo, Adriana; Lopez, Fábio A; Petrilli, Antonio S.
Acta oncol. bras ; 22(1): 233-237, jan.-mar. 2002. tab, graf
Artigo Português | LILACS | ID: lil-349533

Objetivo:

avaliar a evolução do estado nutricional de pacientes com osteosarcoma em tratamento oncológico após um programa de orientação nutricional por via oral.

Métodos:

a avaliação nutricional foi efetuada por meio do peso, estatura, prega cutânea triciptal (PCT), circunferência braquial (CB) e circunferência muscular do braço (CMB). O diagnóstico nutricional foi baseado nos critérios da OMS, utilizando-se o índice de massa corporal (IMC). 20 pacientes foram acompanhados prospectivamente do 1º ao 4º mês da admissão.

Resultados:

houve aumento na prevalência de desnutrição com resultados semelhantes observados em relação aos indicadores de PCT, CB. A média da porcentagem de adequação do IMC caiu de 91±14 para 86±13.

Conclusões:

a conduta nutricional proposta não demonstrou reduzir as taxas globais de desnutrição dessa população. Entretanto, acreditamos que a intervenção, provavelmente, minimizou a magnitude do problema nutricional desse grupo. Concluímos que são necessários mais estudos avaliando outros métodos de terapia nutricional nesses pacientes.
Biblioteca responsável: BR440.1
Selo DaSilva