Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Metaplasia óssea endometrial: quadro clínico e seguimento após tratamento / Endometrial osseous metaplasia: clinical presentation and follow-up

Parente, Raphael Câmara Medeiros; Freitas, Vilmon de; Moura Neto, Rodrigo Soares de; Oliveira, Marco Aurélio Pinho de; Lasmar, Ricardo Bassil; Patriarca, Marisa Teresinha; Canavez, Felipe Simões.
Rev. bras. ginecol. obstet ; 32(1): 33-38, jan. 2010. ilus, tab
Artigo Português | LILACS | ID: lil-539141

OBJETIVO:

apresentar o quadro clínico das pacientes com metaplasia óssea e avaliar os fatores de risco, as mudanças dos sinais e sintomas após a retirada do fragmento ósseo.

MÉTODOS:

foi realizado um estudo transversal com 16 pacientes diagnosticadas com fragmentos ósseos na cavidade uterina no período de julho de 2006 a janeiro de 2009. O critério de inclusão foi o achado de fragmento ósseo retirado da cavidade uterina. Todas as pacientes tiveram confirmação histológica de presença de tecido ósseo na cavidade endometrial. Obtivemos os dados de todas as pacientes antes e depois da retirada por meio de um questionário para avaliar o efeito da retirada sobre a sintomatologia das pacientes, além da pesquisa de possíveis fatores relacionados ao aparecimento da doença.

RESULTADOS:

metade das pacientes (8/16) tinha sintomas hemorrágicos e um terço (6/16) apresentava infertilidade. A retirada dos fragmentos foi efetiva na melhora das queixas, havendo desaparecimento dos sintomas em todos os casos de menorragia e dor pélvica.

CONCLUSÃO:

A retirada do fragmento ósseo pode restaurar a fertilidade em pacientes selecionadas e que tenham como causa a metaplasia óssea, além de ser bastante efetiva em proporcionar melhora nos casos que cursam com dor pélvica e menorragia.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva