Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nova técnica: operação de Norwood com perfusão regional cerebral e coronariana / New technique: Norwood operation with regional cerebral and coronary perfusion

Furlanetto, Gláucio; Furlanetto, Beatriz H. S; Henriques, Sandra S; Kapins, Carlos Eduardo B; Lopes, Lílian M; Olmos, Mario Carlos C; Cristóvão, Salvador André B; Medeiros, Patrícia M. V. P.
Rev. bras. cir. cardiovasc ; 24(4): 447-452, out.-dez. 2009. ilus
Artigo Inglês, Português | LILACS | ID: lil-540745

Objetivo:

Avaliar o resultado imediato da operação de Norwood modificado com nova técnica de perfusão regional cerebral (PRCeA) anterógrada associado a perfusão regional coronariana (PRCoR) retrógrada em substituição à parada circulatória total com hipotermia profunda em crianças portadoras da Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE) com aorta ascendente extremamente hipoplásica (AH).

Métodos:

No período de dezembro de 2006 a fevereiro de 2008, a operação de Norwood modificado com tubo entre o ventrículo direito e as artérias pulmonares ou shunt tipo Sano foi realizada em oito crianças portadoras de SHCE e aorta ascendente com diâmetro inferior a 3 mm, (quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino) com idade média de 9,2 dias (variando de 1 a 29 dias) e peso médio de 3,3 kg (variando de 2,7 a 3,8 kg). Utilizada CEC e hipotermia a 25ºC com duas cânulas venosas e anastomose de um enxerto de politetrafluoretileno com a artéria inominada utilizado como linha arterial e para PRCeA. A PRCoR foi realizada por meio de um desvio na linha arterial e colocação de um cateter na aorta ascendente. Foram analisados o resultado cirúrgico imediato e a presença de alterações neurológicas nesse período.

Resultados:

O resultado cirúrgico imediato revelou mortalidade de 25 por cento e ausência de comprometimento neurológico ao exame clínico.

Conclusão:

A operação de Norwood modificado pode ser realizada com PRCeA e PRCoR em crianças com SHCE e AH com resultado cirúrgico imediato satisfatório e ausência de complicações neurológicas.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva