Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Deficiencia de vitamina a em crianças residentes na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais / Vitamin a deficiency in children living in the metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais / Deficiencia de vitamina a en ninos de la region metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais

Barros, Ana Laura Antunes; Soares, Anne Danieli Nascimento; Pessoa, Milene Cristine; Teixeira, Romero Alves; Beinner, Mark Anthony.
REME rev. min. enferm ; 14(3): 386-393, jul.-set. 2010. tab
Artigo Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-578184
Este é um estudo descritivo com o objetivo de avaliar a prevalência de deficiência de Vitamina A em crianças de 6 a 24 meses,residentes nos municípios de Vespasiano e Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG. Foram realizadas medidas antropométricas e dosagem de retinol plasmático, por HPLC, em 173 crianças de ambos os sexos. Aplicou-se aos responsáveis pela criança um questionário que contemplava questões biológicas, socioeconômicas e demográficas, a fim de investigar a relação entre as variáveis de interesse e os níveis de retinol. O nível médio de retinol plasmático encontrado foi de 1,0 μmol/L (DP=0,4). Níveis inadequados de retinol (< 0,7 μmol/L) foram observados em 17,7% das crianças avaliadas.Não foram constatadas associações entre nenhuma das variáveis analisadas e os níveis de retinol plasmático. Concluiu-seque a prevalência de hipovitaminose A representa um problema moderado de saúde pública na população estudada.Evidencia-se, assim, a necessidade do desenvolvimento de programas de educação nutricional para o incentivo ao consumo de alimentos fontes de vitamina A e prevenção do problema em longo prazo nesta população.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva