Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Persons living with AIDS in nurses' social representations: analysis of central, contranormative and attitudinal elements / Pessoas com HIV/Aids nas representações sociais de enfermeiros: análise dos elementos centrais, contranormativos e atitudinais / Personas con HIV/SIDA en las representaciones sociales de enfermeros: análisis de los elementos centrales, contra normativos y actitudinales

Costa, Tadeu Lessa da; Oliveira, Denize Cristina de; Formozo, Gláucia Alexandre; Gomes, Antonio Marcos Tosoli.
Rev. latinoam. enferm ; 20(6): 1091-1099, Nov.-Dec. 2012. tab
Artigo Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-659792

OBJETIVOS:

descrever e analisar a centralidade, a zona muda e as atitudes expressas nas representações sociais de enfermeiros, acerca da pessoa com vírus da imunodeficiência humana.

MÉTODO:

os sujeitos foram 30 enfermeiros de um hospital universitário do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados utilizando escala tipo Likert.

RESULTADOS:

os resultados indicaram um processo de mudança representacional sobre o vírus da imunodeficiência humana/síndrome da imunodeficiência adquirida, com a assunção de atitude mais positiva sobre a convivência com esse agravo. Foi reforçada a hipótese da existência de zona muda na representação composta por elementos de caráter contranormativo.

CONCLUSÃO:

a influência da dinâmica de normatividade social sobre o modo de expressão das representações sociais estudadas pode contribuir para melhor compreensão do seu processo de estruturação. Auxilia, também, na análise de eventuais defasagens entre os discursos e as práticas dos enfermeiros em relação ao vírus da imunodeficiência humana/síndrome da imunodeficiência adquirida.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva