Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influência do gradiente de inclinação na pronação subtalar em corrida submáxima / Influence of slope on subtalar pronation in submaximal running performance

Oliveira, Vinicius Machado de; Detoni, Guilherme Cesca; Ferreira, Cristhian; Portela, Bruno Sergio; Queiroga, Marcos Roberto; Tartaruga, Marcus Peikriszwili.
Acta ortop. bras ; 21(3): 163-166, maio-jun. 2013. ilus, graf, tab
Artigo Português | LILACS | ID: lil-681805

Objetivo:

Investigar a influência do gradiente de inclinação na máxima pronação subtalar em velocidade submáxima de corrida.

Métodos:

dezesseis corredores de rendimento participaram de um teste de Economia de Corrida (ECO) em esteira rolante composto de quatro gradientes de inclinação (+1%, +5%, +10%, +15%). Para cada gradiente de inclinação foi realizada uma corrida de 4 minutos, sem intervalo entre os mesmos, com proposito de mensurar as magnitudes das variáveis cinemáticas através de uma filmadora de alta frequência, posicionada no plano frontal-posterior do indivíduo.

Resultados:

Não foram verificadas diferenças significativas nos valores de máxima pronação subtalar entre as pernas e entre os gradientes de inclinação adotados, demonstrando que prováveis alterações na técnica de corrida, resultantes das mudanças no gradiente de inclinação, não são capazes de modificar o comportamento da máxima pronação subtalar.

Conclusão:

A pronação subtalar independe do gradiente de inclinação, podendo esta ser influenciada por outras variáveis intervenientes.Nível de Evidência II, Estudo Diagnóstico.
Biblioteca responsável: BR734.1
Selo DaSilva