Valor prognóstico da espessura tumoral no carcinoma escamocelular avançado do lábio inferior e sua correlação com metástases cervicais / Prognostic value of tumor thickness in advanced squamous cell carcinoma of the lower lip and their correlation with neck metastases
Rev. bras. cir. cabeça pescoço
; 42(3)set. 13.
Article
em Pt
| LILACS, BBO
| ID: lil-686907
Biblioteca responsável:
BR97.1
RESUMO
Introdução:
O carcinoma escamocelular (CEC) do lábio inferioré um dos tumores malignos mais comuns da cavidade oral. Aespessura tumoral é relativamente um novo fator prognósticopara o câncer de lábio inferior e sua importância em casosavançados é incerto.Objetivo:
Avaliar o valor prognóstico daespessura tumoral no CEC avançado do lábio inferior.Método:
Análise retrospectiva de 31 pacientes diagnosticados com CECavançado do lábio inferior e tratados cirurgicamente no InstitutoNacional do Câncer (Rio de Janeiro, Brasil), durante o períodoentre 2000 e 2009. Foram analisadas variáveis relacionadasà espessura tumoral, metástase cervical e sobrevida global.Resultados:
Metástases cervicais ocorreram em 61,2% dospacientes. A espessura tumoral foi um fator preditor independentede metástases cervicais, e quando utilizado o ponto de corte de 5mm, a taxa de metástases cervicais foi de 5,3% em comparaçãocom 94,7% dos pacientes com tumores maiores que 5 mm deespessura (p = 0,001). A ocorrência de metástases cervicais foium fator preditor independente para a redução da sobrevivênciaglobal (p = 0,003).Conclusão:
A espessura tumoral foi um fatorpreditor independente de metástase cervical no CEC avançadode lábio inferior. Na ocorrência de metástases cervicais há umasignificativa redução da sobrevida global.Palavras-chave
Buscar no Google
Base de dados:
BBO
/
LILACS
Assunto principal:
Prognóstico
/
Esvaziamento Cervical
/
Neoplasias Labiais
/
Metástase Linfática
Tipo de estudo:
Prognostic_studies
Limite:
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2013
Tipo de documento:
Article