Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Surgical outcome of pharyngeal flap surgery and intravelar veloplasty on the velopharyngeal function / Resultado cirurgico do retalho faringeo e da veloplastia intravelar sobre a funcao velofaringea

Barbosa, Daniela Aparecida; Scarmagnani, Rafaeli Higa; Fukushiro, Ana Paula; Trindade, Inge Elly Kiemle; Yamashita, Renata Paciello.
CoDAS ; 25(5): 451-455, out. 2013. tab, graf
Artigo Inglês | LILACS | ID: lil-695099

OBJETIVO:

Investigar os resultados cirúrgicos do retalho faríngeo (RF) e da palatoplastia secundária com veloplastia intravelar (VI) no tratamento de indivíduos com insuficiência velofaríngea (IVF) secundária quanto ao escore de nasalância e à área velofaríngea.

MÉTODOS:

Foram avaliados 78 pacientes com fissura de palato±lábio submetidos ao tratamento cirúrgico da IVF há 14 meses, em média, sendo 40 com RF e 38 com VI, de ambos os sexos, faixa etária de seis a 52 anos. A hipernasalidade foi estimada a partir da medida de nasalância obtida por meio da nasometria, considerando-se o escore de 27% como limite de normalidade. A medida da área do orifício velofaríngeo foi obtida por meio da técnica fluxo-pressão, sendo o fechamento velofaríngeo classificado em adequado (0,000-0,049 cm2); adequado/marginal (0,050-0,099 cm2); marginal/inadequado (0,100-0,199 cm2); e inadequado (≥0,200 cm2).

RESULTADOS:

Ausência de hipernasalidade foi observada em 70%, e fechamento velofaríngeo adequado em 80% dos casos no grupo RF. No grupo VI, ausência de hipernasalidade foi observada em 34% e fechamento velofaríngeo adequado em 50% dos casos. Diferenças estatisticamente significantes foram obtidas entre as duas técnicas cirúrgicas nas duas modalidades de avaliação.

CONCLUSÃO:

A cirurgia de retalho faríngeo foi mais eficiente do que a palatoplastia secundária com veloplastia intravelar na redução da hipernasalidade e na adequação do fechamento velofaríngeo. .
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva