Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Variação sazonal nos teores de flavonoides, taninos e atividade antioxidante de Davilla rugosa Poir / Seasonal variation in the flavonoid and tannin contents and antioxidant activity of Davilla rugosa Poir

Macedo, Jéssica Marques; Souza, Luciana Godoy Pellucci; Valenzuela, Virgina del Carmem Troncozo; Oliveira, Alaíde Braga; Castilho, Rachel Oliveira; Jácome, Rose Lisieux Ribeiro Paiva.
Artigo Português | LILACS | ID: lil-705089
Davilla rugosa Poir. (Dilleniaceae) é uma trepadeira, conhecida como folha de lixa e cipó-cabloco, com distribuição geográfica ampla no Brasil. É utilizada como analgésica, vasoconstritora, antiúlcera, útil no tratamento das hemorroidas e varizes. O objetivo do trabalho foi investigar a influência da variação sazonal sobre alguns parâmetros das folhas de D. rugosa, como os teores de flavonoides e taninos. Os teores de flavonoides e taninos, determinados nas 4 estações do ano, foram avaliados segundo a Farmacopeia Brasileira e foram mais elevados no verão (0,71%; 16,73%) seguido do outono (0,58%; 16,39%). Considerando que substâncias fenólicas são, provavelmente, os responsáveis pela atividade anti-inflamatória e antiulcerogênica, podemos inferir que a melhor época de coleta, que conduza a uma matéria-prima com concentrações desejáveis de princípios ativos, é, preferencialmente, no verão seguida do outono. A atividade antioxidante do extrato de acetato de etila, desengordurado com hexano, submetido ao teste do DPPH, apresentou uma CE50 de 24,73 ±2,95 μg/mL e no ensaio do fosfomobdênio de 1,85 ±0,57 mmol de ácido ascórbico/mg de extrato seco. A atividade antioxidante encontrada nos extratos reforça os efeitos anti-inflamatórios e antiúlcera gástrica atribuídos para a espécie.
Biblioteca responsável: BR33.1
Selo DaSilva