Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da função renal após a terapia de ressincronização cardíaca / Assessment of renal function after cardiac resynchronization therapy

Bartholomay, Eduardo; Süssenbach, Carolina Pelzer; Ferrari, Andrés Di Leoni; Gazzoni, Guilherme Ferreira; Moraes, Rafael Manhabosco; Garcia, Priscila Fortes; Goldani, Marco Antonio; Kalil, Carlos Antônio Abunader.
RELAMPA, Rev. Lat.-Am. Marcapasso Arritm ; 26(4): 255-259, out.-dez. 2013. tab
Artigo Português | LILACS | ID: lil-716458
A síncope é um problema médico comum e, se relacionada a distúrbio da condução atrioventricular (AV), pode indicar o implante de marcapasso definitivo. Por isso, a distinção entre o bloqueio AV devido a doença degenerativa e aquele induzido por aumento do tônus vagal tem importante implicação prognóstica e terapêutica. O mecanismo responsável pela síncope vasovagal é a perda abrupta e transitória da consciência decorrente de hipoperfusão cerebral global e transitória, com início rápido, curta duração e recuperação completa e espontânea. É uma causa comum de síncope e tem bom prognóstico. Em sua forma cardioinibitória, costuma ter como mecanismo a bradicardia sinusal ou a assistolia associada a queda da pressão sanguínea, porém podem ocorrer outras apresentações menos comuns, como o bloqueio AV (BAVT, BAV 21 BAV avançado). Descreve-se o caso de uma paciente do sexo feminino, com 54 anos, hipertensa, chagásica (megaesôfago) e vários episódios de síncope no último ano. Foi investigada com eletrocardiograma (BAV 1º grau), ecocardiograma (normal), Holter (BAV 2 grau Mobitz I durante o sono), teste ergométrico (resposta cronotrópica e condução AV normais durante o esforço) e tilt test sensibilizado positivo (BAVT) com manutenção de distúrbios da condução atrioventricular (BAVT, BAV avançado) associados a pré-síncope após retorno a zero grau, quadro que durou 25 minutos. Como parte da investigação, foi submetida a estudo eletrofisiológico com intervalo HV normal. Foi indicado marcapasso definitivo, porém a paciente recusou-se. Retornou após um ano com manutenção do quadro de síncope. Foi então submetida a implante de marcapasso definitivo de dupla-câmara e encontra-se há 15 meses sem sintomas.
Biblioteca responsável: BR44.1
Selo DaSilva