Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estresse e zumbido: o relaxamento como uma possibilidade de intervenção / Stress and tinnitus: relaxation as a possibility of intervention / El estrés y el zumbido: el relajamiento como una posible intervención

Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim; Viana, Nathalia Perfumo Munhoz; Palamin, Maria Estela Guadagnucci; Calais, Sandra Leal.
Psicol. teor. prát ; 16(1): 43-56, abr. 2014.
Artigo Português | LILACS | ID: lil-717668
O objetivo desta pesquisa foi verificar a presença de estresse em pessoas com queixa de zumbido e o efeito do relaxamento progressivo na percepção do zumbido e no estresse. O estresse foi avaliado em 50 pacientes, e a intervenção ocorreu com 12 participantes da amostra. Utilizaram-se a entrevista de anamnese, o inventário de sintomas de stress e o relaxamento progressivo. Os resultados demonstraram que o zumbido influencia a vida dos pacientes em aspectos físicos e emocionais. A intervenção com o relaxamento progressivo revelou respostas satisfatórias como alterações na percepção do zumbido e nos sintomas de estresse. A intervenção psicológica contribuiu para o controle dos pacientes em relação ao convívio com o zumbido, conduzindo-os ao aprendizado de estratégias de enfrentamento ao sintoma e ao estresse.
Biblioteca responsável: BR85.1
Selo DaSilva