Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autoestima e autoconceito físico em adultos jovens: estudo exploratório com vista à validação da versão brasileira do physical self perception profile / Self-esteem and physical self in young adults: exploratory study for the validation of brazilian version of physical self perception profile

Cortela, Débora Navarro Rocha; Ferreira, José Pedro Leitão; Furtado, Guilherme Eustáquio; Gorla, José Irineu; Cortela, Caio Corrêa.
Rev. bras. ciênc. mov ; 21(4): 80-102, 2013.
Artigo Português | LILACS | ID: lil-733827
O objetivo do presente estudo é avaliar as características psicométricas da versão Brasileira do Physical Self Perception Profile – o PSPPb – no que respeita à sua validade e fiabilidade, e ainda aferir a sua adequação para a administração generalizada no Brasil. Participaram do estudo 401 adultos (idades compreendidas entre os 18 e 60 anos), 201 do sexo feminino e 200 do sexo masculino, com média de 23,45 ± 6,1 anos e 25,55 ± 8,54 anos respectivamente. Foram seguidos procedimentos standard para a tradução e adaptação transcultural do instrumento. Os dados foram analisados com recurso à Análise Fatorial Exploratória e revelaram uma estrutura fatorial mais semelhante à descrita na versão original obtida na população americana e diferente da encontrada em Portugal com a versão Portuguesa (PSPPp). A estatística descritiva e as correlações existentes entre as diferentes escalas corroboram os resultados de estudos anteriores, tendo o PSPPb demonstrado boa consistência interna com valores de Alfa de Cronbach na sua maioria superiores a 0,75. Tais resultados demonstram boas evidências que apontam no sentido de uma potencial validação do PSPPb tendo por base o modelo original de quatro subescalas; no entanto, são necessários mais estudos, com outras amostras da população Brasileira, de modo a possibilitar uma análise mais aprofundada da sua validade fatorial antes que se possa recomendar a sua utilização plena.
Biblioteca responsável: BR1552.1
Selo DaSilva