Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assédio moral: estudo com enfermeiros da estratégia saúde da família / Asedio moral: un estudio con enfermeras de la estrategia de salud de la família / Moral harassment: a study with nurses of the family health strategy

Silva, Alana Franco da; Costa, Solange Fátima Geraldo da; Batista, Patrícia Serpa de Souza; Zaccara, Ana Aline Lacet; Costa, Isabelle Cristinne Pinto; Duarte, Marcella Costa Souto.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 7(1): 1820-1831, jan.-mar. 2015. ilus, tab, graf
Artigo Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-742419

Objetivo:

Investigar a ocorrência da prática do assédio moral no ambiente de trabalho de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família; averiguar quem são os assediadores; identificar as características dos agressores; verificar as consequências da prática do assédio moral para a saúde do profissional.

Método:

Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa, desenvolvida em Unidades de Saúde da Família, do município de João Pessoa, com 30 enfermeiros, com a aplicação de um questionário. Os dados foram analisados por meio de frequência e percentual.

Resultados:

Dos trinta enfermeiros da pesquisa, dez (33,3%) sofreram assédio moral, e em 46,1% dos casos, os agressores eram apoiadores. No que tange a problemas de saúde em consequência do assédio, destaca-se o estresse (92,3%).

Conclusão:

O estudo evidenciou que um número significativo de enfermeiros foram vítimas de assédio moral em seu ambiente de trabalho, de forma repetitiva e sistemática, o que acarreta problemas de saúde para o trabalhador...
Biblioteca responsável: BR1208.1
Selo DaSilva