Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intervenções de enfermagem para o diagnóstico padrão respiratório ineficaz em idosos / Nursing intervention for inefficient breathing pattern diagnosis in the elderly / Intervenciones de enfermería para el diagnóstico patrón respiratorio ineficaz en ancianos

Nunes, Daniella Pires; Cavalcante, Agueda Maria Ruiz Zimmer; Nunes, Patrícia Silva; Mota, Dálete Delalibera Corrêa de Faria; Nakatani, Adélia Yaeko Kyosen.
Rev. enferm. UERJ ; 21(2,n.esp): 754-759, 2013.
Artigo Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-748566
Objetivou-se identificar os cuidados relatados pela equipe de enfermagem frente ao diagnóstico padrão respiratório ineficaz relacionado à fadiga em idosos e mapear as intervenções. Trata-se de um estudo descritivo realizado na clínica médica de um hospital universitário, no ano de 2008, no município de Goiânia, Goiás. A amostra foi constituída por 43 profissionais da equipe de enfermagem. Aplicou-se um questionário fundamentado na classificação da North American Nursing Diagnosis Association– International e da Nursing Intervention Classification (NIC). Os dados revelaram 125 atividades de enfermagem que convergiram para 16 intervenções propostas pela NIC. As intervenções reportadas em maior proporção foram: posicionamento (24,0%), oxigenoterapia (15,2%), controle de energia (9,6%), sendo as duas primeiras intervenções adicionais optativas e a última, uma intervenção sugerida. Observou-se que os profissionais de enfermagem conhecem atividades para o manejo do diagnóstico em foco, contudo tendem a priorizar cuidados menos resolutivos.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Selo DaSilva