Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hidrocortisona reduz as concentrações séricas dos biomarcadores inflamatórios séricos em pacientes submetidos a endarterectomia de carótida / Hydrocortisone reduces serum concentrations of inflammatory biomarkers in patients subjected to carotid endarterectomy

Gabriel, Sthefano Atique; Antonangelo, Leila; Capelozzi, Vera Luiza; Beteli, Camila Baumann; Camargo Júnior, Otacílio de; Aquino, José Luis Braga de; Caffaro, Roberto Augusto.
J. vasc. bras ; 14(3): 231-240, July-Sep. 2015. tab, graf
Artigo Português | LILACS, SES-SP, SES SP - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, SES-SP | ID: lil-763077
A hidrocortisona pode reduzir a concentração dos biomarcadores inflamatórios séricos e teciduais.ObjetivoAnalisar a atividade inflamatória da proteína C-reativa ultrassensível (PCR-US), do fator de necrose tumoral (FNT)-alfa e do fator de crescimento do endotélio vascular (FCEV) séricos e teciduais, mediante administração intraoperatória de hidrocortisona, após endarterectomia de artéria carótida (EAC).MétodoVinte e dois pacientes foram divididos em Grupo Controle (5 assintomáticos e 6 sintomáticos) – não foi administrada hidrocortisona – e Grupo 1 (4 assintomáticos e 7 sintomáticos) – foram administrados 500 mg intravenoso de hidrocortisona. O PCR-US, o FNT-alfa e o FCEV séricos foram dosados no pré-operatório e em 1 hora, 6 horas e 24 horas após a EAC. Na placa carotídea, mensuramos os níveis de FNT-alfa e FCEV.ResultadosO grupo 1 exibiu menor concentração sérica de FNT-alfa em 1 hora (p=0,031), 6 horas (p=0,015) e 24 horas (p=0,017) após a EAC, e menor concentração de FCEV em 1 hora (p=0,006) e 6 horas (p=0,005) após a EAC, em relação ao grupo controle. Os pacientes sintomáticos do grupo 1 exibiram menor concentração de FNT-alfa em 1 hora e 6 horas após a EAC, e menor concentração de FCEV em 1 hora após a EAC, em relação ao grupo controle. Não houve diferença estatística entre as concentrações teciduais de FNT-alfa e FCEV entre o grupo controle e o grupo 1.ConclusãoA hidrocortisona reduz as concentrações séricas pós-operatórias de FNT-alfa e FCEV, em especial nos sintomáticos; porém, não reduz os níveis teciduais destes biomarcadores.
Biblioteca responsável: BR44.1
Selo DaSilva