Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Características, benefícios e consequências dos algoritmos deminimização da estimulação do ventrículo direito por dispositivos de estimulação cardíaca artificial / Characteristics, benefits and consequences of right ventricle stimulation minimizing algorithms by artificial cardiac pacing devices

Ferrari, Andrés Di Leoni; Borges, Aníbal Pires; Bonato, Glauco Resende; Piantá, Ricardo Medeiros; Silva, Sarah Benedetti Custódio da; Mateos, José Carlos Pachón.
RELAMPA, Rev. Lat.-Am. Marcapasso Arritm ; 28(2): 59-70, abr.-jun. 2015. ilus
Artigo Português | LILACS, SES-SP, SES SP - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, SES-SP | ID: lil-786296
Os dispositivos implantáveis de estimulação cardíaca artificial (marcapasso definitivo, cardiodesfibriladore terapia de estimulação multissítio para ressincronização cardíaca) têm benefícios bem estabelecidos e indicações sem expansão. Diversos estudos e publicações têm demonstrado que a estimulação cardíaca artificial convencional não é isenta de efeitos adversos (dissincronia ventricular, risco de insuficiência cardíaca e mortalidade). O progresso tecnológico da eletroterapia cardíaca trouxe novos algoritmos e estratégias de programação dos dispositivos, particularmente os que minimizam a estimulação do ventrículo direito por programação do intervalo atrioventricular. Atualmente, tanto para portadores de marcapasso definitivo como, particularmente, para portadores de cardiodesfibrilador implantável, são recomendadas estratégias que explorem ao máximo a condução atrioventricular intrínseca, quando esta é confiável, com o objetivo de produzir complexos com QRS estreito, evitando as potenciais consequências deletérias da ativação artificial do ventrículo direito. Esta revisão aborda as diferenças entre sequência atrioventricular e sincronia atrioventricular produzidas por esses algoritmos, e o surgimento de um outro virtual conflito de paradigmas permitir intervalos atrioventriculares não fisiológicos, gerando potencialmente dissincronia atrioventricular mas com QRS estreito, ou estimular artificialmente o ventrículo direito com intervalo atrioventricular fisiológico e QRS largo?.
Biblioteca responsável: BR44.1
Selo DaSilva