Your browser doesn't support javascript.
loading
VITAMIN E IN HUMAN MILK AND ITS RELATION TO THE NUTRITIONAL REQUIREMENT OF THE TERM NEWBORN. / VITAMINA E NO LEITE HUMANO E SUA RELAÇÃO COM O REQUERIMENTO NUTRICIONAL DO RECÉM-NASCIDO A TERMO.
Silva, Anna Larissa Cortês da; Ribeiro, Karla Danielly da Silva; Melo, Larisse Rayanne Miranda de; Bezerra, Dalila Fernandes; Queiroz, Jaluza Luana Carvalho de; Lima, Mayara Santa Rosa; Pires, Jeane Franco; Bezerra, Danielle Soares; Osório, Mônica Maria; Dimenstein, Roberto.
Afiliação
  • Silva ALCD; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.
  • Ribeiro KDDS; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.
  • Melo LRM; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.
  • Bezerra DF; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.
  • Queiroz JLC; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.
  • Lima MSR; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.
  • Pires JF; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.
  • Bezerra DS; UFRN, Santa Cruz, RN, Brasil.
  • Osório MM; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.
  • Dimenstein R; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.
Rev Paul Pediatr ; 35(2): 158-164, 2017.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-28977333
RESUMO
OBJETIVOS: Determinar a concentração de alfa-tocoferol no leite materno em diferentes períodos de lactação e estimar o provável fornecimento de vitamina E ao lactente. MÉTODOS: Estudo longitudinal observacional realizado com 100 puérperas atendidas para o parto no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Santa Cruz (RN). Foram coletados leite colostro (n=100), leite de transição (n=77) e leite maduro (n=63) no seguimento da lactação. O alfa-tocoferol foi analisado por cromatografia líquida de alta eficiência. O fornecimento de vitamina E para o neonato foi estimado comparando-se o requerimento nutricional de vitamina E (4 mg/dia) com a ingestão diária de leite. RESULTADOS: A concentração média de alfa-tocoferol encontrada nos leites colostro, de transição e maduro foi 40,5±15,0 µmol/L, 13,9±5,2 µmol/L e 8,0±3,8 µmol/L, respectivamente (p<0,001). A possível ingestão desses leites pelo lactente forneceu 6,2 mg/dia de vitamina E no colostro, 4,7 mg/dia no de transição e 2,7 mg/dia no maduro (p<0,0001), evidenciando que apenas o último não garantiu a quantidade recomendada dessa vitamina. CONCLUSÕES: Os níveis de alfa-tocoferol no leite diminuíram com a progressão da lactação, e a provável ingestão dos leites colostro e de transição conseguiu atender ao requerimento nutricional do lactente. O leite maduro pode fornecer menores quantidades da vitamina E, o que torna importante o estudo dos fatores que se associam a esses baixos níveis.
Assuntos

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Vitamina E / Leite Humano / Necessidades Nutricionais Tipo de estudo: Observational_studies / Risk_factors_studies Limite: Humans / Newborn Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Vitamina E / Leite Humano / Necessidades Nutricionais Tipo de estudo: Observational_studies / Risk_factors_studies Limite: Humans / Newborn Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Article