Your browser doesn't support javascript.
loading
Detecting cognitive impairment in patients with Parkinson's disease with a brief cognitive screening tool: the Addenbrooke's Cognitive Examination (ACE).
Chade, Anabel; Roca, María; Torralva, Teresa; Gleichgerrcht, Ezequiel; Fabbro, Nicolás; Arévalo, Gonzalo Gómez; Gershanik, Oscar; Manes, Facundo.
Afiliação
  • Chade A; Institute of Cognitive Neurology (INECO), Buenos Aires, Argentina.
  • Roca M; Institute of Neurosciences at Favaloro Foundation, Buenos Aires, Argentina.
  • Torralva T; Institute of Cognitive Neurology (INECO), Buenos Aires, Argentina.
  • Gleichgerrcht E; Institute of Neurosciences at Favaloro Foundation, Buenos Aires, Argentina.
  • Fabbro N; Institute of Cognitive Neurology (INECO), Buenos Aires, Argentina.
  • Arévalo GG; Institute of Neurosciences at Favaloro Foundation, Buenos Aires, Argentina.
  • Gershanik O; Institute of Cognitive Neurology (INECO), Buenos Aires, Argentina.
  • Manes F; Institute of Neurosciences at Favaloro Foundation, Buenos Aires, Argentina.
Dement Neuropsychol ; 2(3): 197-200, 2008.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-29213570
RESUMO
A detecção de comprometimento cognitivo em pacientes com doença de Parkinson é crucial para uma boa prática clínica devido às novas possibilidades terapêuticas disponíveis. Quando uma avaliação neuropsicológica completa não está disponível, instrumentos de rastreio capazes de detectar dificuldades cognitivas tornam-se cruciais. OBJETIVO: Investigar se a versão espanhola do Addenbrooke's Cognitive Examination (ACE) é capaz de detectar dificuldades cognitivas em pacientes com doença de Parkinson e discriminar seu perfil cognitivo de pacientes com demência. MÉTODOS: 77 pacientes com demência leve (53 com doença de Alzheimer e 24 com demência frontotemporal), 22 pacientes com doença de Parkinson e 53 controles saudáveis foram avaliados com a ACE. RESULTADOS: Os pacientes com doença de Parkinson significativamente diferiram de controles saudáveis e pacientes com demência no escore total do ACE. CONCLUSÕES: Este estudo mostra que a versão espanhola do ACE é capaz de detectar pacientes com comprometimento cognitivo na doença de Parkinson e de diferenciá-los de pacientes com demência baseados no seu estado cognitivo geral.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Screening_studies Idioma: En Ano de publicação: 2008 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Screening_studies Idioma: En Ano de publicação: 2008 Tipo de documento: Article