Your browser doesn't support javascript.
loading
[Effect of traffic-light labeling on nutritional content and on consumption of carbonated beverages in EcuadorEfeito da rotulagem nutricional com modelo de semáforo no consumo de refrigerantes no Equador]. / Efecto del etiquetado de semáforo en el contenido nutricional y el consumo de bebidas gaseosas en Ecuador.
Peñaherrera, Victor; Carpio, Carlos; Sandoval, Luis; Sánchez, Marcos; Cabrera, Tania; Guerrero, Patricia; Borja, Ivan.
Afiliação
  • Peñaherrera V; Departamento de Administración de Agronegocios, Universidad Zamorano, Tegucigalpa, Honduras.
  • Carpio C; Departamento de Economía Agrícola, Universidad de Texas Tech, Texas, Estados Unidos de América.
  • Sandoval L; Departamento de Administración de Agronegocios, Universidad Zamorano, Tegucigalpa, Honduras.
  • Sánchez M; Centro Internacional para la Excelencia de la Industria Alimentaria (ICFIE), Universidad de Texas Tech, Texas, Estados Unidos de América.
  • Cabrera T; Universidad Nacional de Loja, Loja, Ecuador.
  • Guerrero P; Escuela de Medicina, Universidad Nacional de Loja, Loja, Ecuador.
  • Borja I; Universidad San Francisco de Quito, Quito, Ecuador.
Rev Panam Salud Publica ; 42: e177, 2018.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-31093205
RESUMO
OBJETIVO: Avaliar o efeito da rotulagem nutricional com modelo de semáforo na compra e no teor nutricional dos refrigerantes no Equador. MÉTODOS: As informações foram obtidas do banco de dados da Agência Nacional de Regulamentação, Controle e Vigilância Sanitária do Equador e do banco de dados da Kantar World Panel, empresa internacional de pesquisa de mercado. Foi feita uma análise do tipo antes-depois da introdução da rotulagem com modelo de semáforo. Foram usados testes t de Student para avaliar a variação nas médias do teor nutricional e na compra de refrigerantes e métodos de regressão linear multivariada para avaliar a variação na compra com a introdução da rotulagem com modelo de semáforo. RESULTADOS: Foi observada uma redução de 0,003 litro/mês no consumo médio per capita de refrigerantes com a introdução da rotulagem, que representa um valor pequeno em relação ao consumo médio per capita (1,678 litro/mês). Os resultados dos testes t de Student indicaram que esta diferença não foi estatisticamente diferente de zero. As análises de regressão também não forneceram evidências empíricas de que a rotulagem com modelo de semáforo tenha influído no consumo de refrigerantes. Com relação ao teor de açúcar, foi verificada uma redução média de 0,93 g por 100 ml de bebida. CONCLUSÕES: Não foram observadas evidências empíricas de que a implantação da rotulagem nutricional com modelo de semáforo alterou os hábitos de compra de refrigerantes, porém houve uma diminuição no teor de açúcar destas bebidas no Equador.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE País como assunto: America do sul / Ecuador Idioma: Es Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE País como assunto: America do sul / Ecuador Idioma: Es Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Article