Your browser doesn't support javascript.
loading
Cepstral measures in the assessment of severity of voice disorders. / Medidas cepstrais na avaliação da intensidade do desvio vocal.
Lopes, Leonardo Wanderley; Sousa, Estevão Silvestre da Silva; Silva, Allan Carlos França da; Silva, Itacely Marinho da; Paiva, Maxsuel Avelino Alves de; Vieira, Vinícius Jefferson Dias; Almeida, Anna Alice.
Afiliação
  • Lopes LW; Universidade Federal da Paraíba - UFPB - João Pessoa (PB), Brasil.
  • Sousa ESDS; Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal da Paraíba - UFPB - João Pessoa (PB), Brasil.
  • Silva ACFD; Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal da Paraíba - UFPB - João Pessoa (PB), Brasil.
  • Silva IMD; Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal da Paraíba - UFPB - João Pessoa (PB), Brasil.
  • Paiva MAA; Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal da Paraíba - UFPB - João Pessoa (PB), Brasil.
  • Vieira VJD; Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba - UFPB - João Pessoa (PB), Brasil.
  • Almeida AA; Universidade Federal da Paraíba - UFPB - João Pessoa (PB), Brasil.
Codas ; 31(4): e20180175, 2019 Aug 15.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-31433040
RESUMO
OBJETIVO: Analisar se existe associação entre a presença, a intensidade e o tipo de desvio vocal e as medidas cepstrais em amostras de indivíduos com queixa vocal. MÉTODO: Foram utilizadas 376 amostras da vogal /ε/ de indivíduos de ambos os gêneros, com queixa vocal. Utilizou-se uma escala analógico-visual para análise perceptivo-auditiva das vozes quanto à intensidade do desvio vocal (GG), graus de rugosidade (GR), soprosidade (GS) e tensão (GT), incluindo-se a determinação da qualidade vocal predominante (rugosa, soprosa ou tensa). Foram extraídas as medidas relacionadas ao Cepstral Peak Prominence-Smoothed (CPPS) e o declínio espectral das amostras vocais. RESULTADOS: Houve diferença dos valores do CPPS entre os grupos com e sem desvio vocal, assim como entre as diferentes intensidades e tipos de desvio vocal. Os valores do CPPS foram mais reduzidos em função da presença e intensidade do desvio vocal. Os valores do CPPS diferenciaram vozes rugosas x soprosas, rugosas x tensas e soprosas x tensas. O declínio espectral apenas diferenciou vozes soprosas x tensas. O CPPS se correlacionou de modo positivo e forte com os GG e GS, de modo negativo moderado com o GR, e de forma negativa fraca com o GT. O declínio espectral apresentou correlação positiva moderada com o GT e correlação negativa fraca com o GS. CONCLUSÃO: Existe associação entre a presença de desvio vocal, o GG, a qualidade vocal predominante e o CPPS. De modo especial, o GG é fortemente correlacionado ao CPPS. O declínio espectral está associado apenas aos parâmetros de soprosidade e tensão.
Assuntos

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Medida da Produção da Fala / Distúrbios da Voz Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Observational_studies / Prevalence_studies / Risk_factors_studies Limite: Adult / Female / Humans / Male / Middle aged Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Medida da Produção da Fala / Distúrbios da Voz Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Observational_studies / Prevalence_studies / Risk_factors_studies Limite: Adult / Female / Humans / Male / Middle aged Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article