Your browser doesn't support javascript.
loading
Safety and tolerability of nintedanib in patients with idiopathic pulmonary fibrosis in Brazil. / Segurança e tolerabilidade de Nintedanibe em pacientes com fibrose pulmonar idiopática no Brasil.
Pereira, Carlos Alberto de Castro; Baddini-Martinez, José Antonio; Baldi, Bruno Guedes; Jezler, Sérgio Fernandes de Oliveira; Rubin, Adalberto Sperb; Alves, Rogerio Lopes Rufino; Zonzin, Gilmar Alves; Quaresma, Manuel; Trampisch, Matthias; Rabahi, Marcelo Fouad.
Afiliação
  • Pereira CAC; . Universidade Federal de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil.
  • Baddini-Martinez JA; . Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Brasil.
  • Baldi BG; . Instituto do Coracão, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil.
  • Jezler SFO; . Hospital Ana Nery, Salvador (BA), Brasil.
  • Rubin AS; . Irmandade Santa Casa de Misericórdia, Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Alves RLR; . Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Zonzin GA; . Centro Médico Santa Maria, Barra Mansa (RJ), Brasil.
  • Quaresma M; . Boehringer Ingelheim International GmbH, Ingelheim am Rhein, Germany.
  • Trampisch M; . Boehringer Ingelheim Pharma GmbH & Co. KG, Ingelheim am Rhein, Germany.
  • Rabahi MF; . Clínica do Aparelho Respiratório e Medicina do Sono, Goiânia (GO), Brasil.
J Bras Pneumol ; 45(5): e20180414, 2019 Sep 16.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-31531619
RESUMO
OBJETIVO: Ensaios clínicos mostraram que 150 mg de Nintedanibe duas vezes ao dia reduzem a progressão da doença em pacientes com Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI), com um perfil de efeitos adversos que é controlável para a maioria dos pacientes. Antes da aprovação do Nintedanibe como tratamento para a FPI no Brasil, um Programa de Acesso Expandido (PEA) foi iniciado para fornecer acesso precoce ao tratamento e avaliar a segurança e a tolerância do Nintedanibe para este grupo de pacientes. MÉTODOS: Foram elegíveis para participar da PEA pacientes com diagnóstico de FPI nos últimos 5 anos, com capacidade vital forçada (CVF) ≥ 50% do previsto e capacidade de difusão dos pulmões para monóxido de carbono (DLco) 30%-79% do previsto. Os pacientes receberam Nintedanibe 150 mg, 2 vezes ao dia (bid). As avaliações de segurança incluíram eventos adversos que levaram à suspensão permanente do Nintedanibe e eventos adversos graves. RESULTADOS: O PEA envolveu 57 pacientes em 8 centros. A maioria dos pacientes era do sexo masculino (77,2%) e brancos (87,7%). No início do estudo, a média de idade foi de 70,7 (7,5) anos e a CVF foi de 70,7 (12,5%) do previsto. A média de exposição ao Nintedanibe foi de 14,4 (6,2) meses; a exposição máxima foi de 22,0 meses. Os eventos adversos frequentemente relatados pelo pesquisador como relacionados ao tratamento com Nintedanibe foram diarreia (45 pacientes, 78,9%) e náusea (25 pacientes, 43,9%). Os eventos adversos levaram à suspensão permanente do Nintedanibe em 16 pacientes (28,1%) que passaram por um evento adverso grave. CONCLUSÕES: No PEA brasileiro, o Nintedanibe apresentou um perfil aceitável de segurança e tolerância em pacientes com FPI, condizendo com dados de ensaios clínicos.
Assuntos

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Inibidores de Proteínas Quinases / Fibrose Pulmonar Idiopática / Indóis Tipo de estudo: Etiology_studies / Prognostic_studies Limite: Aged / Female / Humans / Male / Middle aged País como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Inibidores de Proteínas Quinases / Fibrose Pulmonar Idiopática / Indóis Tipo de estudo: Etiology_studies / Prognostic_studies Limite: Aged / Female / Humans / Male / Middle aged País como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article