Your browser doesn't support javascript.
loading
Perianal Disease and Granulomas: Think Out of the Box….
Reis-Melo, Ana; Espinheira, Maria do Céu; Pinto-Pais, Isabel; Bonito Vitor, Artur; Bustamante, Jacinta; Trindade, Eunice.
Afiliação
  • Reis-Melo A; Pediatric Gastroenterology Unit, Centro Hospitalar Universitário do São João, Porto, Portugal.
  • Espinheira MDC; Biomedicine Department, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto, Porto, Portugal.
  • Pinto-Pais I; Pediatric Gastroenterology Unit, Centro Hospitalar Universitário do São João, Porto, Portugal.
  • Bonito Vitor A; Pediatric Gastroenterology Unit, Centro Hospitalar Universitário do São João, Porto, Portugal.
  • Bustamante J; Pediatric Primary Immunodeficiencies Unit, Centro Hospitalar Universitário do São João, Porto, Portugal.
  • Trindade E; Centre d'Etudes des Déficits Immunitaires, Hôpital Necker Enfants-Malades, Paris, France.
GE Port J Gastroenterol ; 27(2): 119-123, 2020 Feb.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-32266309
RESUMO
INTRODUÇÃO: A doença granulomatosa crônica (DGC) é uma imunodeficiência primária devido a uma disfunção da NADPH oxidase. É caracterizada por infeções recorrentes e graves causadas por microrganismos catalase positivos e manifestações auto-inflamatórias. Recentemente, foi identificada uma variante do gene NCF4 responsável por deficiência de p40 phox , uma proteína constituinte da NADPH oxidase e clinicamente esta doença manifesta-se como uma imunodeficiência menos grave quando comparada com a DGC clássica. CASO: Adolescente de 15 anos, com líquen planovulvardesdeos2 anos. Aos 12anos, submetida a exérese de quisto sacrococcígeo não tendo ocorrido cicatrização da ferida cirúrgica e com extensão da lesão para a região perianal. Perante a suspeita de doença Crohn (DC), realizada investigação endoscópica e radiológica que foi normal. A biópsia de pele da lesão perianal identificou granuloma, tendo sido admitido o diagnóstico de DC com apresentação perianal. Foi submetida a vários tratamentos sem resolução da lesão. Aos 15 anos, colocada a hipótese de imunodeficiência primária; o estudo imunológico mostrou diminuição da explosão oxidativa no teste de imunidade com acetato miristato de forbol, com produção reduzida de radicais livres de oxigénio (RLO). Geneticamente identificada mutação homozigótica no gene NCF4. Atualmente, sob antibiótico profilático e clinicamente assintomática. CONCLUSÃO: Este caso permite alertar para a investigação de diagnósticos alternativos à DC perante doença perianal isolada com inflamação granulomatosa, em particular quando é refratária à terapêutica dirigida.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies Idioma: En Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies Idioma: En Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Article