Your browser doesn't support javascript.
loading
[Use of psychotropic drugs and its association with overburden on family caregivers of psychosocial care center users]. / Uso de psicotrópicos e sua associação com sobrecarga em familiares cuidadores de usuários de centros de atenção psicossocial.
Treichel, Carlos Alberto Dos Santos; Jardim, Vanda Maria da Rosa; Kantorski, Luciane Prado; Aldrighi, Laine Bertinetti; Rigo, Ruana; Silva, Marta Solange Streicher Janelli da.
Afiliação
  • Treichel CADS; Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Estadual de Campinas. R. Tessália Vieira de Camargo 126, Cidade Universitária. 13083-887 Campinas SP Brasil. carlos-treichel@hotmail.com.
  • Jardim VMDR; Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas RS Brasil.
  • Kantorski LP; Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas RS Brasil.
  • Aldrighi LB; Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas RS Brasil.
  • Rigo R; Departamento de Medicina, Universidade Católica de Pelotas. Pelotas RS Brasil.
  • Silva MSSJD; Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas RS Brasil.
Cien Saude Colet ; 26(1): 329-337, 2021 Jan.
Article em Pt | MEDLINE | ID: mdl-33533854
RESUMO
O objetivo deste estudo foi investigar a prevalência de uso de psicotrópicos e sua associação com o sentimento de sobrecarga entre familiares cuidadores de usuários de Centros de Atenção Psicossocial. Trata-se de um estudo transversal, conduzido com 537 familiares da 21ª Região de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. A prevalência de uso de psicotrópicos foi calculada com estimativa do intervalo de confiança (IC95%) e foram conduzidos testes de heterogeneidade entre os estratos de cada variável independente. Associação entre o desfecho e o sentimento de sobrecarga foi testada por meio de regressão de Poisson com o cálculo das razões de prevalência ajustadas. A prevalência do uso de psicotrópicos foi de 30%, havendo maior consumo entre mulheres (40%), indivíduos entre 41 e 50 anos (42,06%), com escolaridade entre 5 a 8 anos de estudo (37,57%), renda entre 0,5 a 1 salário mínimo per capita (34,43%), indivíduos que não compartilhava as ações do cuidado (35,53%) e indivíduos que assistiam pacientes com maior grau de independência (36,67%). Sentimento de sobrecarga apresentou relação dose resposta com o desfecho no sentido de que quanto maior o grau de sobrecarga, maior a prevalência do uso de psicotrópicos, chegando a 60,1% no estrato mais elevado e permanecendo fortemente associada ao desfecho mesmo na análise ajustada.
Assuntos

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Cuidadores / Reabilitação Psiquiátrica Tipo de estudo: Observational_studies / Prevalence_studies / Risk_factors_studies Limite: Female / Humans País como assunto: America do sul / Brasil Idioma: Pt Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Cuidadores / Reabilitação Psiquiátrica Tipo de estudo: Observational_studies / Prevalence_studies / Risk_factors_studies Limite: Female / Humans País como assunto: America do sul / Brasil Idioma: Pt Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article