Your browser doesn't support javascript.
loading
Proposal for computer-aided diagnosis based on ultrasound images of the kidney: is it possible to compare shades of gray among such images?
de Siqueira, Gustavo Lopes Gomes; de Sousa, Robson Pequeno; de Olinda, Ricardo Alves; Engelhorn, Carlos Alberto; da Silva, André Luiz Siqueira; Almeida, Juliana Gonçalves.
Afiliação
  • de Siqueira GLG; Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (Unifacisa), Campina Grande, PB, Brazil.
  • de Sousa RP; Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, PB, Brazil.
  • de Olinda RA; Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, PB, Brazil.
  • Engelhorn CA; Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brazil.
  • da Silva ALS; Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (Unifacisa), Campina Grande, PB, Brazil.
  • Almeida JG; Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (Unifacisa), Campina Grande, PB, Brazil.
Radiol Bras ; 54(1): 27-32, 2021.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-33574629
RESUMO
OBJETIVO: Comparar imagens renais ultrassonográficas obtidas de maneira aleatória e controlada (padronizando fatores físicos do aparelho de ultrassom) por diferentes profissionais e aparelhos. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram obtidos quatro tipos de imagens, de acordo com sua aquisição e processamento por cinco profissionais e dois tipos de aparelhos de ultrassonografia, em 24 pacientes, totalizando 919 imagens. Comparamos a mediana de escala de cinza e diferentes intervalos de tons de cinza representantes de tecidos histológicos virtuais. RESULTADOS: As medianas de escala de cinza de imagens renais obtidas por dois tipos de aparelhos foram estatisticamente diferentes (p < 2.2e-16). Analisando os quatro tipos de imagens, partindo de uma totalmente aleatória (sem qualquer padronização), uma padronizada (fixado o ganho, time gain control e dynamic range), e essas duas passando por um processo de normatização, obteve-se que a imagem aleatória é totalmente diversa entre os profissionais (p = 0,006098), mesmo passando pelo processo de normatização. A imagem padronizada, após passar pelo processo de normatização, apresentou resultados equivalentes, não possuindo diferença estatística (p = 0,7319). CONCLUSÃO: Constatou-se que na análise de tons de cinza deve-se usar um mesmo tipo de máquina e uma imagem em que sejam padronizados aspectos físicos, passando por um processo de normatização/padronização.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Clinical_trials / Diagnostic_studies Idioma: En Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Clinical_trials / Diagnostic_studies Idioma: En Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article