Your browser doesn't support javascript.
loading
[COVID-19 deaths: Distribution by age and universal medical coverage in 22 countriesMortes por COVID-19: distribuição por idade e universalidade da cobertura médica em 22 países]. / Defunciones por COVID-19: distribución por edad y universalidad de la cobertura médica en 22 países.
Fantin, Romain; Brenes-Camacho, Gilbert; Barboza-Solís, Cristina.
Afiliação
  • Fantin R; Centro Centroamericano de Población, Universidad de Costa Rica San José Costa Rica Centro Centroamericano de Población, Universidad de Costa Rica, San José, Costa Rica.
  • Brenes-Camacho G; Centro Centroamericano de Población, Universidad de Costa Rica San José Costa Rica Centro Centroamericano de Población, Universidad de Costa Rica, San José, Costa Rica.
  • Barboza-Solís C; Facultad de Odontología Universidad de Costa Rica San José Costa Rica Facultad de Odontología, Universidad de Costa Rica, San José, Costa Rica.
Rev Panam Salud Publica ; 45: e42, 2021.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-33936183
RESUMO
OBJETIVO: Correlacionar a distribuição etária padronizada de mortes por COVID-19 em 22 países das Américas e da Europa com diversos indicadores das características das populações e dos sistemas de saúde. MÉTODOS: As distribuições das mortes por COVID-19 por faixa etária em 22 países das Américas e da Europa foram padronizadas pela pirâmide etária da população mundial. Foram calculadas correlações entre a proporção padronizada de pessoas com menos de 60 anos entre as pessoas que morreram e cada um dos seis indicadores. RESULTADOS: Foram evidenciadas diferenças importantes de distribuição etária entre os países estudados após a padronização pela pirâmide etária da população mundial, sendo maior a proporção de mortes de pessoas com menos de 60 anos na América Latina e nos Estados Unidos que no Canadá ou na Europa ocidental. A proporção padronizada de pessoas com menos de 60 anos entre as pessoas que morreram por COVID-19 está fortemente correlacionada com a universalidade de cobertura médica de qualidade (r=­0,92, p<0,01). Esta correlação se manteve significativa após o ajuste para outros indicadores analisados. CONCLUSÃO: O nosso estudo sugere que falhas na cobertura médica da população podem ter provocado maior letalidade nas pessoas com menos de 60 anos na América Latina e nos Estados Unidos.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Idioma: Es Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Idioma: Es Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article