Your browser doesn't support javascript.
loading
[Sustainable Development Goals: impact of lack of financial protection in health in Latin American and Caribbean countriesObjetivos de Desenvolvimento Sustentável: impacto da falta de proteção financeira em saúde nos países da América Latina e do Caribe]. / Objetivos de Desarrollo Sostenible: impacto de la falta de protección financiera en salud en países de América Latina y el Caribe.
Cid, Camilo; Flores, Gabriela; Del Riego, Amalia; Fitzgerald, James.
Afiliação
  • Cid C; Organización Panamericana de la Salud Washington D.C. Estados Unidos de América Organización Panamericana de la Salud. Washington D.C., Estados Unidos de América.
  • Flores G; Organización Mundial de la Salud Ginebra Suiza Organización Mundial de la Salud, Ginebra, Suiza.
  • Del Riego A; Organización Panamericana de la Salud Washington D.C. Estados Unidos de América Organización Panamericana de la Salud. Washington D.C., Estados Unidos de América.
  • Fitzgerald J; Organización Panamericana de la Salud Washington D.C. Estados Unidos de América Organización Panamericana de la Salud. Washington D.C., Estados Unidos de América.
Rev Panam Salud Publica ; 45: e95, 2021.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-34621301
RESUMO
OBJETIVO: Determinar o impacto dos gastos diretos em saúde nas famílias, os níveis de proteção financeira e sua desigualdade, de acordo com variáveis relevantes nos países da Região; investigar sua evolução e sua relação com a utilização dos serviços do sistema de saúde. MÉTODOS: Foram coletadas informações descritivas comparativas sobre gastos diretos em saúde, sua incidência na população e seu peso e composição no consumo familiar. Os indicadores de proteção financeira são apresentados em nível nacional, estratificados por quintis de consumo total das famílias e por gênero, e são comparados com um indicador de cobertura de serviço. RESULTADOS: Os indicadores de gastos diretos e proteção financeira são limitados, mas demonstram diferenças entre os países. Foi possível identificar a composição dos gastos com saúde para um subgrupo deles, observando-se gradientes significativos quando as desigualdades são estudadas. Em alguns casos, observam-se também mudanças ao longo do tempo e possíveis associações com os níveis de cobertura de serviço. DISCUSSÃO: A falta de proteção financeira atinge grande parte da população. Foram observados grupos de países com mais dificuldades do que outros, com preponderância de gastos com medicamentos e maior exposição de grupos em situação de vulnerabilidade, como os mais pobres e as mulheres, o que denota alto nível de iniquidade. Em alguns países foram identificadas políticas que podem estar associadas à evolução da proteção financeira. Para substituir os gastos diretos, que constituem uma barreira ao acesso, os países precisam aumentar o gasto público, financiando os sistemas de saúde numa transformação rumo à saúde universal.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Health_economic_evaluation / Prognostic_studies Idioma: Es Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Health_economic_evaluation / Prognostic_studies Idioma: Es Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article