Your browser doesn't support javascript.
loading
Prevalence of cognitive impairment in HIV patients: vertical and horizontal transmission.
Gascón, Maria Rita Polo; Terra, Cauê Peter da Cruz; Guerra, Hestela de Lima; Gualqui, Carolina Fernandes; Lucia, Mara Cristina Souza De; Benute, Glaucia Rosana Guerra; Fonseca, Luiz Augusto Marcondes; Casseb, Jorge; Vidal, Jose Ernesto; de Oliveira, Augusto César Penalva.
Afiliação
  • Gascón MRP; Universidade de São Judas Tadeu, São Paulo SP, Brazil.
  • Terra CPDC; Universidade de São Paulo, Hospital das Clínicas, Departamento de Dermatologia, São Paulo SP, Brazil.
  • Guerra HL; Universidade de São Judas Tadeu, São Paulo SP, Brazil.
  • Gualqui CF; Universidade de São Judas Tadeu, São Paulo SP, Brazil.
  • Lucia MCS; Universidade de São Paulo, Hospital das Clínicas, Departamento de Psicologia, São Paulo SP, Brazil.
  • Benute GRG; Universidade de São Paulo, Hospital das Clínicas, Departamento de Psicologia, São Paulo SP, Brazil.
  • Fonseca LAM; Universidade de São Paulo, Hospital das Clínicas, Departamento de Psicologia, São Paulo SP, Brazil.
  • Casseb J; Universidade de São Paulo, Hospital das Clínicas, Departamento de Dermatologia, São Paulo SP, Brazil.
  • Vidal JE; Universidade de São Judas Tadeu, São Paulo SP, Brazil.
  • de Oliveira ACP; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Instituto de Medicina Tropical, São Paulo SP, Brazil.
Dement Neuropsychol ; 16(1): 45-51, 2022.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-35719265
RESUMO
O tratamento antirretroviral tem aumentado significativamente a sobrevida de pacientes contaminados pelo HIV-1. Entretanto, com o aumento da sobrevida, observam-se frequentemente alterações cognitivas associadas ao HIV nessa população. As manifestações clínicas das alterações do HIV podem variar em decorrência de diversos aspectos, entre eles a via de transmissão do vírus. Diversos estudos têm apontado alterações neurológicas prematuras em pacientes contaminados por via vertical, enquanto a manifestação de danos cognitivos em adultos pode levar um tempo maior. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência das alterações cognitivas em pacientes com HIV via transmissão vertical após a era da terapia antirretroviral altamente ativa e o desempenho cognitivo desses pacientes comparado ao de um grupo de pacientes contaminados por via sexual. Métodos: Foram avaliados 48 pacientes, sendo 25 com transmissão vertical e 23 com transmissão sexual no período entre maio de 2013 e fevereiro de 2015, no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Foram aplicados testes neuropsicológicos para avaliar o desempenho cognitivo, escalas para avaliar sintomas de ansiedade e depressão e questionário sociodemográfico. Resultados: Os resultados demonstraram que a frequência de comprometimento cognitivo em pacientes contaminados via transmissão vertical foi maior do que naqueles contaminados via transmissão sexual. Conclusões: Essas descobertas sugerem que os efeitos deletérios do vírus HIV na formação do sistema nervoso central repercutem de forma mais acentuada do que em pacientes que o adquiriram após a vida adulta.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prevalence_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prevalence_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article