Your browser doesn't support javascript.
loading
Indicators of the National Immunization Program for children under one year old: time trend in Maranhão, Brazil, 2010 to 2021. / Indicadores do Programa Nacional de Imunizações em menores de um ano: tendência temporal no Maranhão, Brasil, 2010 a 2021.
Marinho, Cleia Varão; Queiroz, Rejane Christine de Sousa; Araujo, Waleska Regina Machado; Tonello, Aline Sampieri; Thomaz, Erika Barbara Abreu Fonseca.
Afiliação
  • Marinho CV; Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Universidade Federal do Maranhão. Centro Pedagógico Paulo Freire, Campus do Bacanga, Sala de Tutoria, 1º andar, Asa Norte. 65080-805 São Luís MA Brasil. cleiavarao@gmail.com.
  • Queiroz RCS; Departamento de Saúde Pública, Universidade Federal do Maranhão. São Luís MA Brasil.
  • Araujo WRM; Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças, Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão. São Luís MA Brasil.
  • Tonello AS; Departamento de Saúde Pública, Universidade Federal do Maranhão. São Luís MA Brasil.
  • Thomaz EBAF; Departamento de Saúde Pública, Universidade Federal do Maranhão. São Luís MA Brasil.
Cien Saude Colet ; 28(8): 2335-2346, 2023 Aug.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-37531541
RESUMO
Objetivou-se analisar a tendência dos indicadores do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em menores de um ano e classificar os municípios quanto ao risco de transmissão de doenças imunopreveníveis (RTDIp) no Maranhão de 2010 a 2021. Estudo ecológico de série temporal, baseado em dados secundários de cobertura vacinal (CV), homogeneidade de cobertura vacinal (HCV), proporção de abandono (PA) e RTDIp, com abrangência estadual, para vacinas do calendário nacional infantil. Regressão de Prais-Winstein estimou tendência (α = 5%) e variação percentual anual (VPA) dos indicadores. Houve CV flutuantes e discrepantes entre as vacinas, com tendência decrescente (p < 0,01), exceto contra hepatite B (p = 0,709) e rotavírus (p = 0,143). As quedas mais acentuadas foram para as vacinas contra febre amarela e BCG. Todas as taxas de HCV estavam abaixo do esperado, com a diminuição a partir de 2014 e VPA de 5,75% a 14,02%. Houve tendência crescente da PA para pentavalente e poliomielite. No período de 2015 e 2021 houve incremento de 52,54% na proporção dos municípios maranhenses com RTDIp muito alto (p = 0,025) e alto (p = 0,028). Ao longo de 12 anos, houve piora dos indicadores do PNI em menores de um ano, reafirmando a suscetibilidade para o surgimento de doenças imunopreveníveis.
Assuntos

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Poliomielite / Vacinas / Doenças Preveníveis por Vacina Limite: Humans / Infant País como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Poliomielite / Vacinas / Doenças Preveníveis por Vacina Limite: Humans / Infant País como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article