Your browser doesn't support javascript.
loading
[Deaths from traffic injuries and social inequality in Colombia, 2019Mortalidade por acidentes de trânsito e desigualdades sociais na Colômbia, 2019]. / Mortalidad por lesiones de tránsito y desigualdades sociales en Colombia, 2019.
Murillo-Hoyos, Jackeline; García-Moreno, Lina M; Tinjacá, Natalia; Jaramillo, Ciro.
Afiliação
  • Murillo-Hoyos J; Escuela de Ingeniería Civil y Geomática Universidad del Valle Cali Colombia Escuela de Ingeniería Civil y Geomática. Universidad del Valle, Cali, Colombia.
  • García-Moreno LM; Escuela de Ingeniería Civil y Geomática Universidad del Valle Cali Colombia Escuela de Ingeniería Civil y Geomática. Universidad del Valle, Cali, Colombia.
  • Tinjacá N; Organización Panamericana de la Salud Bogotá Colombia Organización Panamericana de la Salud. Bogotá, Colombia.
  • Jaramillo C; Escuela de Ingeniería Civil y Geomática Universidad del Valle Cali Colombia Escuela de Ingeniería Civil y Geomática. Universidad del Valle, Cali, Colombia.
Rev Panam Salud Publica ; 47: e121, 2023.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-37654795
RESUMO
Objetivo: Avaliar a relação entre desigualdades sociais e mortalidade por acidentes de trânsito na Colômbia no ano de 2019. Métodos: Este estudo ecológico avaliou a relação entre desigualdades sociais e mortalidade por acidentes de trânsito entre usuários do sistema de transporte rodoviário na Colômbia em 2019, com base em fontes secundárias de informação e departamentos como unidades administrativas e geográficas do estudo. Foi feita uma análise estatística descritiva do indicador de saúde e dos estratificadores de equidade, e foram utilizadas medidas absolutas e relativas para determinar as lacunas de desigualdade social. Resultados: Em 2019, 6 580 pessoas morreram na Colômbia em decorrência de acidentes de trânsito, em sua maioria homens (82%). A categoria de usuário mais afetada foi a de motociclistas, e a faixa etária com o maior número de vítimas girava em torno dos 30 anos. Departamentos com população entre 500 mil e 2 milhões de habitantes tiveram a maior participação. O estratificador de equidade com a condição mais crítica de desigualdade foi o número de motocicletas registradas por 100 mil habitantes. Foram evidenciadas lacunas significativas de desigualdade entre os departamentos. Conclusões: Foram reconhecidas desigualdades na mortalidade por acidentes de trânsito na Colômbia. É preciso implementar políticas e ações que contribuam para a redução das desigualdades identificadas, o que resultará em qualidade de vida, bem-estar e saúde para os cidadãos.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies País como assunto: America do sul / Colombia Idioma: Es Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Prognostic_studies País como assunto: America do sul / Colombia Idioma: Es Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article