Your browser doesn't support javascript.
loading
Registration with Primary Health Care and COVID-19 mortality: cohort of diabetics from five administrative health regions in the city of Rio de Janeiro, Brazil, 2020-2021. / Cadastro na Atenção Primária e mortalidade por COVID-19: coorte de diabéticos de cinco regiões administrativas de saúde do município do Rio de Janeiro, 2020­2021.
de Almeida, Jéssica Chagas; Paiva, Natalia Santana; Gibson, Gerusa; Bastos, Leonardo Soares; Medronho, Roberto de Andrade; Bloch, Katia Vergetti.
Afiliação
  • de Almeida JC; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Paiva NS; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Gibson G; Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Bastos LS; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Medronho RA; Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Bloch KV; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Rev Bras Epidemiol ; 26: e230039, 2023.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-37729346
RESUMO
OBJETIVO: O presente estudo realizou uma análise de sobrevivência segundo situação de cadastro na Atenção Primária à Saúde (APS) e de fatores associados ao óbito por COVID-19, nos casos residentes da Área Programática 3.1 (AP3.1) com diagnóstico de diabetes (na ficha de notificação ou no prontuário eletrônico) do município do Rio de Janeiro, em 2020­2021. MÉTODOS: Foi realizado relacionamento probabilístico de bases de dados com base nas informações dos casos notificados por COVID-19 e dos dados de prontuário eletrônico de pessoas que vivem com diabetes. Conduziu-se uma análise de sobrevivência, utilizando-se o modelo de regressão de Cox estratificado por faixa etária e ajustando-se por variáveis confundidoras. RESULTADOS: Verificou-se que indivíduos cadastrados na APS da AP3.1 possuíam risco quase duas vezes maior de óbito por COVID-19 (hazard ratio ajustada ­ HRaj=1,91) quando comparados aos não cadastrados na APS da AP3.1. Essa associação foi mais forte naqueles com 18 a 59 anos, cadastrados na APS (HRaj=2,82), do que nos de 60 anos ou mais (HRaj=1,56). CONCLUSÃO: Estratégias de vigilância para a identificação e acompanhamento adequado de grupos de maior risco de mortalidade, dentre indivíduos que vivem com DM, no âmbito da APS podem contribuir para a redução da mortalidade em decorrência da COVID-19.
Assuntos

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Diabetes Mellitus / COVID-19 Tipo de estudo: Prognostic_studies / Risk_factors_studies Limite: Humans País como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Diabetes Mellitus / COVID-19 Tipo de estudo: Prognostic_studies / Risk_factors_studies Limite: Humans País como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article