Your browser doesn't support javascript.
loading
Iron Deficiency Anemia in Pregnancy after Bariatric Surgery: Etiology, Risk Factors, and How to Manage It.
Amaral-Moreira, Carolina de Freitas Alves; Redezuk, Guilherme; Pereira, Belmiro Gonçalves; Borovac-Pinheiro, Anderson; Rehder, Patricia Moretti.
Afiliação
  • Amaral-Moreira CFA; Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brazil.
  • Redezuk G; Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brazil.
  • Pereira BG; Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brazil.
  • Borovac-Pinheiro A; Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brazil.
  • Rehder PM; Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brazil.
Rev Bras Ginecol Obstet ; 45(10): e562-e567, 2023 Oct.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-37944922
RESUMO
OBJETIVO: A gestação após cirurgia bariátrica é uma realidade do século XXI e, portanto, é de suma importância que os obstetras saibam conduzir o pré-natal dessas gestantes. A deficiência nutricional mais prevalente nessa população é a deficiência de ferro, que tem como consequência a anemia. Apesar da própria gestação e da cirurgia serem fatores de risco para anemia ferropriva, realizamos um estudo para avaliar se existem outros fatores que são de risco e quais condutas podem melhorar os níveis de hemoglobina nessa população. MéTODOS: Trata-se de um estudo de coorte retrospectiva, e foram realizadas medidas de frequência e análise odds ratio, X2, e teste de exato de Fisher para a avaliação dos fatores de risco. RESULTADOS: Foram avaliadas 44 gestações após cirurgia bariátrica com incidência de anemia de 62%, sendo que o único fator de risco identificado foi a etnia preta. O sal de ferro utilizado na reposição não se associou com o risco de anemia. Em somente 27% das gestantes o ajuste da dose oral de ferro foi suficiente para corrigir a anemia, enquanto em 36% foi necessária a suplementação com ferro endovenoso. CONCLUSãO: Ser de etnia preta foi fator de risco para anemia após cirurgia bariátrica e o tipo de sal de ferro para suplementação não se correlacionou com a incidência de anemia. Para o tratamento da anemia, somente o ajuste da dose da medicação parece ser suficiente para a resolução desta.
Assuntos

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Anemia Ferropriva / Cirurgia Bariátrica / Anemia Limite: Female / Humans / Pregnancy Idioma: En Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Anemia Ferropriva / Cirurgia Bariátrica / Anemia Limite: Female / Humans / Pregnancy Idioma: En Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article