Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Trends in scientific publishing and good practices in research: what do nurse-researcher know? / Boas práticas em pesquisa e editoração científica: o que conhecem os pesquisadores-enfermeiros do Brasil?

de Sousa, Alvaro Francisco de; Marziale, Maria Helena Palucci; Cárnio, Evelin Capellari; Ventura, Carla Aparecida Arena; Santos, Sara Soares; Mendes, Isabel Amélia Costa.
Preprint Inglês | PREPRINT-SCIELO | ID: pps-1781

Objetivo:

verificar o conhecimento de enfermeiros-pesquisadores em temas relacionados a boas práticas em pesquisa e editoração científica e comparar os resultados de acordo com o grau de formação.

Método:

estudo descritivo realizado por inquérito on-line com 197 enfermeiros mestres ou doutores de todas as regiões brasileiras. Para levantar o conhecimento utilizou-se um questionário validado, autoaplicável e anônimo. Sobre o escore dos pesquisadores realizaram-se análises descritivas e inferenciais (Teste de Mann-Whitney).

Resultados:

Entre as 18 questões específicas, a média de acertos foi de 7,1; sendo de 6,4 para mestres e 7,4 para doutores. Houve diferença estatisticamente significativa na média de acertos entre mestres e doutores (p=0,025), e entre bolsistas e não-bolsistas de produtividade (p=0,021), segundo testes de diferença de médias.  As questões sobre práticas editoriais predatórias foram aquelas em que os pesquisadores apresentaram os piores escores.

Conclusão:

Identificamos baixo conhecimento dos participantes independente do grau de formação (mestrado ou doutorado). A ampliação das estratégias de divulgação e articulação desse conhecimento são necessárias para a produção de conhecimento científico de qualidade na área.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva