Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Antes de Louise Brown: representações sociais do embrião in vitro na imprensa / Before Louise Brown: social representations of the in vitro embryo in the press

Aléssio, Renata Lira dos Santos; Morais, Edclécia Reino Carneiro de; Neto, Jacqueline de França; Santos, Maria de Fátima de Souza.
Memorandum ; 40: 1-19, 2023-02-07.
Artigo Português | Index Psi (psicologia) | ID: psi-72514
Quando um novo fato científico aparece nas discussões públicas e nas controvérsias políticas, as pessoas são socialmente convocadas a interpretar uma realidade em constante mutação. Este artigo analisou as representações sociais que circularam na Folha de São Paulo sobre o embrião in vitro até o ano de 1978, quando nasceu o primeiro “bebê de proveta”. Foram encontradas 67 reportagens publicadas entre janeiro de 1961 e dezembro de 1978, que foram analisadas com ajuda do software Alceste. Os resultados mostram cinco classes de palavras organizadas em dois eixos de sentidos Desenvolvimento e alcances da manipulação de materiais germinativos e Impactos da fertilização in vitro na família. No contexto emergente das novas tecnologias reprodutivas, o embrião in vitro suscitou questões axiológicas ligadas à filiação, ao parentesco e ao humano na esfera pública brasileira. (AU)
Biblioteca responsável: BR654.1
Selo DaSilva